Com sete vitórias nos últimos sete jogos contra o Cruzeiro, o América terá que superar uma série de desfalques para manter o retrospecto positivo contra o rival, que vive boa fase em 2023.
O treinador Vagner Mancini não terá uma série de jogadores para a partida. Entre eles, está o lateral-direito Nino Paraíba, citado na Operação Penalidade Máxima II, que investiga atletas envolvidos em manipulação de resultados em prol de apostadores. O jogador foi afastado das atividades com o elenco e, sendo assim, fica fora da partida.
Outros dois jogadores do América-MG, Matheusinho e Dadá Belmonte, também foram citados na operação, mas, ao contrário de Nino Paraíba, eles seguem integrados ao elenco. Apesar disso, ambos também desfalcam o time. O primeiro citado se recupera de um edema no joelho e o segundo fica de fora por uma pubalgia.
Luan Campos se recupera de uma lesão lombar e, apesar de estar próximo de voltar ao time, ainda fica de fora. Adyson, outro lesionado, passará por uma cirurgia no joelho e ficará um tempo maior longe dos gramados. O atacante Everaldo é outro desfalque. Ele recebeu o terceiro amarelo contra o Bragantino, na quarta-feira (10/5), e cumprirá suspensão automática.
Dentre todas as má notícias, o retorno do goleiro Matheus Cavichioli é um alento para Vagner Mancini. O arqueiro cumpriu suspensão contra o Bragantino após a expulsão contra o Cuiabá, na quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Provável time do América-MG
Sendo assim, o América-MG deve entrar em campo com Matheus Cavichioli; Marcinho, Maidana, Éder, Nicolas; Alê, Juninho, Benítez; Felipe Azevedo, Mikael, Aloísio.
O América é o lanterna do Campeonato Brasileiro, com um ponto em cinco partidas. Já o Cruzeiro vive melhor momento e é o quinto colocado, com 9 pontos conquistados em 15 disputados.