O América criou muito, mas falhou ofensivamente. O time mineiro pecou nas finalizações, voltou a sofrer na defesa e perdeu para o Santos por 3 a 2, neste sábado (29/4), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o alviverde não consegue quebrar a sequência ruim na competição e continua na lanterna. São três derrotas - para Fluminense, São Paulo e Santos, sempre com três gols sofridos em cada partida - e nenhum ponto ganho. Já o alvinegro subiu momentaneamente para a nona colocação, com quatro pontos.
Com o resultado, o alviverde não consegue quebrar a sequência ruim na competição e continua na lanterna. São três derrotas - para Fluminense, São Paulo e Santos, sempre com três gols sofridos em cada partida - e nenhum ponto ganho. Já o alvinegro subiu momentaneamente para a nona colocação, com quatro pontos.
O duelo foi agitado, cheio de reviravoltas e muitas chances criadas de lado a lado (foram 19 finalizações americanas e 12 santistas). Apesar de o América ter tido mais volume ofensivo, quem se saiu melhor foi o Santos, mais eficiente ao concluir as oportunidades.
O Coelho conseguiu criar e poderia ter saído com o placar positivo caso não tivesse desperdiçado tantas oportunidades.
O Coelho conseguiu criar e poderia ter saído com o placar positivo caso não tivesse desperdiçado tantas oportunidades.
Antes da próxima rodada do Brasileiro, o América tem compromisso pela terceira rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana. O Coelho visita o Millonarios-COL na quarta-feira (3/5), às 21h, no El Campín, na Colômbia.
Pela Grupo E da mesma competição, o Santos encara o Newell's Old Boys. As equipes se enfrentam na terça-feira (2/5), às 21h30, Estádio Marcelo Bielsa, em Santa Fé, na Argentina.
O jogo
Santos x América: fotos do jogo pelo Brasileiro
O primeiro tempo foi eletrizante. Os dois times mostraram que estavam com 'sede' de conquistar a primeira vitória no campeonato. O Santos começou com maior controle, enquanto o América se defendia.
O Coelho foi fatal na primeira chance. Na meia-lua, Benitez chutou, mas a bola bateu em Bauermann e se encaminhava para fora. Na linha de fundo, Everaldo evitou a saída e rapidamente tocou para Aloísio, que lançou para Alê, na pequena área, completar para as redes: 1 a 0.
O Santos se manteve no campo de ataque e tentava pressionar o adversário para empatar. Em seguida, para evitar contragolpes, o Peixe mudou a estratégia. A partida ficou mais equilibrada - no fim do primeiro tempo a posse de bola foi de 54% para o Coelho e de 46% para o Peixe, o que demonstra a briga no meio de campo.
O alvinegro contou com a individualidade de Soltedo para buscar o empate. Pela esquerda, o venezuelano driblou Juninho e deu passe para Mendoza, que estava bem posicionado e chutou de primeira: 1 a 1.
As equipes mantiveram a intensidade, mas a falta de capricho nas finalizações se mostrou, mais uma vez, ser o 'calcanhar de Aquiles' do América.
Em contrapartida, o Santos não desperdiçou e aproveitou falha da defesa americana para virar o jogo. Soteldo cobrou falta na cabeça de Mendoza, que levantou a bola para Bauermann. Cavicchiolli saiu mal, e o zagueiro girou para aplicar a 'lei do ex': 2 a 1.
Segundo tempo
Na primeira oportunidade da segunda etapa, o América buscou o empate. Após lançamento de Benitez, Marlon tabelou com Everaldo, que estava sozinho pela esquerda e ajeitou para bater de perna direita. Ele acertou um golaço no ângulo, sem chances para João Paulo: 2 a 2.
Mas a igualdade não ficou muito tempo no placar. Marcos Leonardo converteu pênalti cometido por Arthur e recolocou o Santos na frente: 3 a 2.
O América não se acanhou com a Vila Belmiro lotada. O time voltou a pressionar para buscar o empate. O técnico Vagner Mancini promoveu mudanças, mas não obteve sucesso.
Já aos 50 minutos, Mikael cobrou falta após Bauermann (que foi expulso) derrubar Everaldo na entarda da área. O atacante obrigou João Paulo a fazer grande defesa para evitar o empate.
No apagar das luzes, Danilo Avelar recebeu lançamento, cabeceou e viu a bola acertar o travessão. Mas nada mudou no placar.
SANTOS 3 X 2 AMÉRICA
Santos
João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio aos 17 do 2T), Messias, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi (Ed Carlos aos 42 do 2T) e Lucas Lima (Alison aos 42 do 2T); Mendoza (Ângelo aos 29 do 2T), Marcos Leonardo e Soteldo (Daniel Ruiz aos 17 do 2T).
Técnico: Odair Hellmann
América
Matheus Cavichioli; Arthur, Maidana, Éder, Marlon (Nino Paraíba aos 37 do 2T); Alê, Juninho (Nino Paraíba aos 37 do 2T), Benitez (Martinez aos 25 do 2T); Matheusinho (Felipe Azevedo aos 25 do 2T), Everaldo e Aloísio (Mikael aos 25 do 2T)
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Gols: Alê (aos 7 do 1T), Mendoza (aos 19 do 1T), Bauermann (aos 39 do 1T), Everaldo (aos 4 do 2T), Mendoza (aos 21 do 2T)
Árbitro: Anderson Daronco (RS - FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Dodi, Éder, Nathan, Alê, Rodrigo Fernández, Everaldo, Maidana
Cartão vermelho: Bauermann