Arthur já posou com a camisa do Bayer Leverkusen após assinatura do contrato válido até 2028 (Foto: Reprodução/América)

O América acertou a venda do lateral-direito Arthur, de 20 anos, ao Bayer Leverkusen. Dirigentes do clube alemão estiveram na sede do Coelho, nesta segunda-feira (3), em Belo Horizonte, para selar a transferência do jovem defensor, já com passagem pela Seleção Brasileira principal



Show Player


O América não divulgou os números da transação, mas informou que a venda é a maior da história do clube. O Coelho ainda manterá 10% dos 60% direitos econômicos que tinha de Arthur para garantir nova arrecadação em caso de futura transferência. 

Segundo o jornalista italiano Fabrizio Romano, o Leverkusen vai pagar 7 milhões de euros (cerca de R$ 38,5 milhões na cotação atual) por Arthur, que assinou contrato até 2028. 

venda de Arthur superou os R$ 10 milhões arrecadados com a ida de Richarlison para o Fluminense, em 2015. 




"O América gosta das coisas claras, então fiz questão de fazer esse esclarecimento. Hoje, oficializamos com a equipe do Bayern Leverkusen, que está no Brasil, e que veio acertar a compra. É a maior venda da história do América e direto para o futebol europeu. É uma coisa que precisávamos fazer para mudar o nosso patamar e parar de dar lucro para outros times", declarou o dirigente americano Marcus Salum. 

O América vai contar com Arthur até a metade desta temporada. A tendência é que o lateral desembarque em Leverkusen depois da disputa do Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, de 20 de maio a 11 de junho, possivelmente na Argentina.
"Todo mundo sabe que não gosto de vender, mas achei que era importante para o América. Não só o valor, como a valorização do atleta, que gostaria de jogar na Europa. Ele fica no Brasil até o Mundial Sub-20. A gente deseja toda a sorte a ele. É uma prova que o América mudou de patamar. Hoje, o Clube cresceu e tem visibilidade e por isso estamos fazendo essa negociação", completou Salum.



Dirigentes de Bayer Leverkusen e América fecharam transferência de Arthur nesta segunda-feira (3/4) (Foto: Reprodução/América)


Arthur no América 

 
Arthur é considerado um dos jogadores mais promissores do Brasil e ganhou grande destaque nacional após ser convocado para a Seleção Brasileira. Antes, pelo time Sub-20 do Brasil, foi titular absoluto na campanha do título do Sul-Americano da competição.
 
O lateral subiu para o profissional do América em 2022, após participar de boa campanha na Copa São Paulo. No ano passado, no entanto, tinha as concorrências de Raúl Cáceres e Patric e entrou em campo 16 vezes.

Dugout

 
Com aval de Mancini, a diretoria do Coelho apostou na evolução do jovem e não renovou com os veteranos, além de contratar apenas Nino Paraíba.



 
Em 2023, Arthur já assumiu a condição de titular desde o retorno da Seleção Brasileira Sub-20, contribuindo com uma assistência em seis jogos.

As boas atuações renderam até sondagem do Barcelona, da Espanha, mas o Leverkusen fechou a contratação da jóia americana.