O América é um dos três times da Série A do Campeonato Brasileiro que estão invictos em 2023, ao lado de Athletico-PR e Palmeiras. O Coelho tenta manter o retrospecto positivo na temporada contra o Atlético, neste sábado (1º), às 16h30, no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro.
O Coelho foi a equipe com a segunda melhor campanha do Estadual na primeira fase, com 18 pontos em 24 possíveis - atrás do Galo, que somou 20 pontos. Somando os números da semifinal contra o Cruzeiro, foram 10 jogos, oito vitórias e dois empates, com 19 gols marcados e sete sofridos.
Na Copa do Brasil, o time comandado por Vagner Mancini passou um susto na primeira fase. Após abrir o placar, sofreu o empate e quase foi eliminado pelo Tocantinópolis fora de casa. Na etapa seguinte, venceu o Santa Cruz por 1 a 0 e avançou sem dificuldades.
Comparação com Athletico-PR e Palmeiras
Entre os três clubes, o América tem o 'pior' aproveitamento e o menor número de partidas disputadas. O Coelho somou 77,7% dos pontos disputados, enquanto o Athletico-PR fez 95,5% e o Palmeiras 82,2%.
Com a invencibilidade, o trio se classificou para as finais dos estaduais. Enquanto o Coelho enfrenta o Atlético, o Palmeiras medirá forças com o Água Santa, e o Athletico-PR joga contra o Cascavel.
O Furacão tem 14 vitórias em 15 partidas disputadas, mas empatou o clássico com o Coritiba em 1 a 1. O time só entrou em campo pelo Campeonato Paranaense, no qual marcou 37 vezes e sofreu oito gols.
Já o Palmeiras venceu 11 jogos e empatou outros quatro, contra São Bento, São Paulo, Corinthians e Guarani. O Verdão marcou 24 tentos e também sofreu oito.
O clube paulista é o único entre os três invictos que já levantou uma taça em 2023. O time comandado por Abel Ferreira conquistou a Supercopa do Brasil ao vencer o Flamengo por 4 a 3, no Mané Garrincha, em Brasília, em 28 de janeiro.
Se manter invicto, no entanto, pode não dar o título do Mineiro ao América. Isso porque em caso de dois empates o campeão será o Atlético, devido a melhor campanha na primeira fase. Vitória e derrota pela mesma diferença de gols também é favorável para o Alvinegro.