América avança à semifinal como segundo colocado geral do Mineiro (Foto: Mourão Panda/América)

O América venceu o Tombense na última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro,  mas não conseguiu a liderança geral da competição. Neste sábado (4), o Coelho triunfou sobre o Gavião Carcará, de virada, por 3 a 1, no Independência, e terminou a fase inicial do Estadual na segunda colocação. Com o resultado,  o time de Vagner Mancini vai enfrentar o Cruzeiro nas semifinais. A equipe de Tombos ficou fora do mata-mata.



Dugout
 

O Tombense abriu o placar com Marcelinho, aos dois minutos do segundo tempo. Aos 12' e 23', Wellington Paulista virou o jogo para o Coelho. Aos 31', o estreante Everaldo sacramentou a vitória americana no Horto.  

O América chega às semifinais como o segundo melhor colocado geral, com 18 pontos. O Atlético, que bateu o Democrata-GV na última rodada, terminou na liderança, com 20 pontos. O Tombense ficou em segundo do Grupo C, com 11 pontos, um a menos que o Cruzeiro

Nas semifinais, o América conta com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols nos jogos contra o Cruzeiro. 

As datas reservadas para as semifinais são 11 e 18 de março. O jogo de ida, com mando do Cruzeiro, será na Arana do Jacaré, em Sete Lagoas.


O jogo 


O América teve chance clara logo no primeiro minuto de jogo. Em chute forte de Benítez, Felipe Garcia espalmou, e a bola ainda tocou no travessão. Aos sete minutos, o Coelho chegou com perigo novamente, em finalização de Dadá Belmonte.O goleiro do Tombense, com os pés, fez outra importante defesa. 




A pressão do América pelo primeiro gol continuou. O zagueiro Wesley, em quase gol contra, Éder e Dadá Belmonte ameaçaram inaugurar o placar do Independência. No entanto, foi aos 45 minutos que o Coelho criou a melhor oportunidade de gol. Após boa troca de passes no ataque, Matheusinho recebeu livre na grande área, mas finalizou sobre o travessão de Felipe Garcia. Nos acréscimos, o Tombense respondeu com Kleiton, que parou na defesa de Cavichioli. 

Em busca da classificação às semifinais, o Tombense voltou mais agressivo para a segunda etapa e abriu o placar aos dois minutos. Em chute de fora da área, Marcelinho contou com a falha do goleiro Matheus Cavichioli e balançou a rede: 1 a 0

Pouco tempo depois de entrar em campo no lugar de Henrique Almeida, Wellington Paulista empatou para o América aos 12 minutos. O centroavante aproveitou corte errado da defesa do Tombense na área e mandou no canto esquerdo: 1 a 1




O veterano atacante também foi o autor da virada americana no Horto. Aos 23 minutos, o jovem lateral-direito Arthur, convocado para a Seleção Brasileira Principal, tocou rasteiro para Wellington Paulista, que só empurrou para a rede. Após revisão no VAR, o árbitro confirmou o gol: 2 a 1.

O Coelho ampliou aos 31 da segunda etapa. Em reestreia com a camisa alviverde, o atacante Everaldo acertou cabeçada após cruzamento de Juninho e decretou o triunfo no Horto: 3 a 1

América 3 x 1 Tombense


América: Matheus Cavichioli; Arthur, Iago Maidana, Éder (Danilo Avelar) e Marlon; Alê (Lucas Kal), Juninho e Benítez; Matheusinho (Everaldo), Dadá Belmonte (Adyson) e Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini. 




Tombense: Felipe Garcia; David, Wesley, Roger e Manoel (Caique); Matheus Trindade, Frizzo e Luiz Fernando (Jaderson); Marcelinho (Emerson), Guilherme Santos (Daniel Amorim) e Kleiton (Alex Sandro). Técnico: Marcelo Chamusca. 

Gols: Marcelinho (Tombense), aos 2’ do 2ºT; Wellington Paulista, aos 12’ e 23’ do 2ºT, e Everaldo, aos 31’ do 2ºT (América)

Cartões amarelos: Matheus Trindade e Frizzo (Tombense)

Motivo: oitava rodada do Campeonato Mineiro
Data: 4 de março de 2023
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio do Nascimento Santos
Árbitro de Vídeo: Leonaro Rotondo Pinto

Público: 3.217
Renda: R$19.470,00





Show Player