Éder ressaltou a importância de um título para América e jogadores (Foto: Mourão Panda/América)

 
Natural de Gurupi, no Tocantins, Éder atuou pela primeira vez como profissional no estado natal nessa terça-feira (28/2), no empate em 1 a 1 entre América e Tocantinópolis, no Estádio João Ribeiro. O resultado colocou o clube mineiro na segunda fase, mas o zagueiro revelou quer o título do torneio.



 
Dugout
 

O América perdeu diversas oportunidades no primeiro tempo, mas ainda assim saiu na frente com Wellington Paulista, de pênalti. Na segunda etapa, o desempenho caiu, a equipe levou alguns sustos, mas assegurou a classificação.

"Um jogo extremamente difícil. Um time competitivo que é o Tocantinópolis. Saímos felizes com a classificação, mas, em relação ao desempenho, acho que poderia ser um pouco melhor. Mas faz parte, e o importante era sair daqui classificado", avaliou Éder, em entrevista ao SporTV.

Após a partida, o zagueiro foi questionado sobre qual é o objetivo do América na Copa do Brasil. Para ele, o clube deve mirar o título para engradecer a instituição e a carreira individual de cada atleta. 




"A gente sempre quer ir o mais longe possível. Um título de Copa do Brasil engrandece tanto o clube quanto a nossa carreira. Vamos avançando jogo a jogo, fase a fase, porque é assim que se constrói um time campeão. Eu acho que a gente vai passo a passo, como fomos no ano passado, e queremos ir o mais longe possível neste ano", afirmou.
 
Como citado por Éder, o América teve boas campanhas na Copa do Brasil nos dois últimos anos. O Coelho chegou à semifinal em 2021 e às quartas de final em 2022. 
 
Éder em Tocantins 

Éder deixou Tocantins aos 12 anos e, desde então, não disputou nenhuma partida no estado. Apesar de ser reserva nessa terça-feira, ele entrou em campo aos 27 minutos do segundo tempo. 




"Gratificante demais, principalmente pela classificação. Mas é bom estar aqui no estado, rever meus amigos e meus pais que estão ali. Hoje é um momento marcante na minha carreira e fui coroado com a classificação. Fui coroado com a classificação", comemorou.

Titular absoluto com o técnico Vagner Mancini, Éder se recuperou de lesão na semana passada e voltou a atuar pela equipe após quatro jogos no empate em 1 a 1 com o Atlético, no sábado, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.

Aos 27 anos, Éder tem quatro jogos pelo Coelho na atual temporada. Contratado pelo clube em 2022, ele se firmou na zaga americana e disputou 52 partidas no ano passado, com dois gols marcados e duas assistências.