O América empatou em 1 a 1 com o Tocantinópolis nesta terça-feira (28/2), mas garantiu a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. O Coelho saiu na frente com um gol de Wellington Paulista no Estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis-TO, mas após um apagão - tanto do local quanto do time - caiu de desempenho no segundo tempo.
A partida ficou paralisada por mais de uma hora por falta de iluminação no estádio. O Coelho, que vencia e dominava a partida, voltou bem, mas cedeu o empate, levou alguns sustos nos 45 minutos finais e apenas se classificou pela melhor colocação no ranking da CBF.
Ao avançar no torneio, o clube assegurou mais R$ 1,7 milhão aos cofres. Pela participação na primeira fase, já tinha garantido R$ 1,4 milhão.
Agora, o América enfrentará o Santa Cruz-PE no Independência, na segunda fase da Copa do Brasil. A partida poderá ser disputada em 8 ou 15 de março.
O próximo compromisso do Coelho será pela oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Já classificado à semifinal, o time enfrentará o Tombense no sábado, às 16h30, no Independência.
O jogo
Ao contrário do que se imaginava pela escalação, o América entrou em campo com três zagueiros: Nicolas completando o trio na primeira linha, enquanto Arthur e Azevedo faziam as funções de alas.
Dono do jogo nos primeiros minutos, o Coelho teve um pênalti marcado logo aos 7'. Arthur cruzou rasteiro, Felipe Azevedo finalizou, e a bola pegou no braço do zagueiro Marcondi. Com muita categoria, Wellington Paulista abriu o placar: 1 a 0.
O América voltou a assustar aos 14'. Novamente em cruzamento de Arthur, Wellington Paulista cabeceou sozinho na pequena área, mas Anderson Luiz fez boa defesa.
Na sequência, Hiltinho exigiu Cavichioli, mas o Coelho seguiu pressionando. Em menos de cinco minutos, o time mineiro teve duas grandes oportunidades. Aloísio, inclusive, acertou a trave do Tocantinópolis.
Aos 23', o jogo foi paralisado por falta de iluminação no estádio e permaneceu assim por mais de uma hora. Na volta, o América seguiu pressionando e utilizando bastante Arthur pela direita.
Aos 35', Wellington Paulista marcou mais uma vez, mas o gol foi anulado por impedimento. Nos acréscimos do primeiro tempo, foi a vez do Tocantinópolis quase balançar a rede. Joel recebeu na grande área, limpou Ricardo Silva, mas finalizou por cima do gol.
Segundo tempo
Logo no começo da segunda etapa, o Tocantinópolis empatou a partida. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Chico Bala, que finalizou de trivela no canto direito de Cavichioli: 1 a 1.
O América voltou a perder mais uma grande oportunidade aos 9'. A bola sobrou para Juninho, livre na pequena área, mas o volante do Coelho isolou. Aos 15', foi a vez de Wellington Paulista desperdiçar outra chance.
Mesmo produzindo ofensivamente, o time mineiro também deu espaços na defesa. Ao contrário do que ocorreu no primeiro tempo, a partida ficou equilibrada, com chances para os dois lados.
No fim, Benítez quase marcou, mas parou no goleiro Anderson Luiz, que salvou os donos da casa mais uma vez.
Sem precisar da vitória, o Coelho apenas segurou a bola no ataque e esperou o fim da partida para comemorar a classificação na Copa do Brasil.
Tocantinópolis 1 x 1 América
Tocantinópolis
Anderson Luiz; Da Silva, Marcos Arthur, Marcondi e Chico Bala (Fernando Ceará, aos 19' do 2ºT); Xaves (Bidely, aos 39' do 2ºT), Hiltinho e Tiago Bagagem; Bilau, Andrezinho (Wellington Junior, aos 8' do 2ºT) e Joel (William, aos 39' do 2ºT)
Técnico: Jairo Nascimento
América
Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Danilo Avelar e Nicolas; Lucas Kal (Éder, aos 27' do 2), Juninho e Alê (Benítez, aos 27' do 2ºT); Felipe Azevedo (Dadá Belmonte, aos 19' do 2ºT) e Aloísio (Matheusinho, aos 11' do 2ºT) e Wellington Paulista (Henrique Almeida, aos 19' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Wellington Paulista, aos 9' do 1ºT (América); Chico Bala, aos 2' do 2ºT (Tocantinópolis)
Cartões amarelos: Marcondi (Tocantinópolis); Éder (América)
Motivo: primeira fase da Copa do Brasil
Estádio: João Ribeiro, em Tocantinópolis-TO
Data e horário: terça-feira, 28 de fevereiro, às 19h30
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Luiza Naujorks Reis