América pode ter até quatro desfalques para enfrentar o Tocantinópolis (Foto: Mourão Panda/América)

 
O América enfrenta o Tocantinópolis nesta terça-feira (28/2), às 19h30, em busca de uma classificação tranquila na primeira fase da Copa do Brasil. Invicto na temporada, o Coelho precisa apenas de um empate no Estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis, para garantir o avanço na competição.




Além do aspecto esportivo, o Coelho também quer assegurar uma premiação milionária. Com R$ 1,4 milhão garantido pela participação nesta fase, o clube receberá mais R$ 1,7 milhão em caso de classificação.

Um fator que pesa contra o time mineiro é a longa viagem e o pouco tempo de descanso. A equipe entrou em campo no sábado, no empate em 1 a 1 com o Atlético, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro, e embarcou rumo ao Tocantins já no domingo.

Dentro das quatro linhas, o América tenta manter a boa fase. Já classificado à semifinal do Estadual e na liderança do Grupo B, com 15 pontos, o Coelho deve entrar com força máxima contra o Tocantinópolis.




O técnico Vagner Mancini pode promover algumas alterações, mas a tendência é que mantenha a base dos últimos jogos.

Os prováveis desfalques são o meia Emmanuel Martínez (com incômodo na coxa esquerda), e os atacante Everaldo (não está registrado no BID), Mateus Gonçalves (lesionado) e Mikael (trabalha para melhorar as condições físicas e táticas). 

Titular do Coelho, o zagueiro Éder nasceu em Tocantins e disputará um jogo como profissional no seu estado natal pela primeira vez. Em entrevista ao Superesportes, ele falou sobre a importância da competição.

"Vamos em busca do objetivo principal, que é a classificação à próxima fase da Copa do Brasil, que é um torneio muito difícil desde a primeira fase. Acredito que a gente possa fazer uma grande competição e ir longe, mas estamos trabalhando muito para isso", analisou.




Tocantinópolis em alta


O Tocantinópolis conquistou o Campeonato Tocantinense nos dois últimos anos. Nesta temporada, a equipe começou bem mais uma vez, com quatro vitórias e em empate - sendo esse no jogo passado, quando escalou os reservas contra o União Carmoladense. 
 
Na Copa Verde, no entanto, os resultados não foram bons: empatou em 1 a 1 com o Operário-MS em casa e perdeu por 4 a 2 para o Brasiliense fora de casa. Ao todo, são sete jogos, quatro vitórias, dois empates e uma derrota. São 16 gols marcados e cinco sofridos.

Para enfrentar o América, o time tem apenas um desfalque: o lateral-direito Marcinho, com entorse no tornozelo direito. Após poupar grande parte dos titulares na rodada passada do Estadual, o técnico Jairo Nascimento terá força máxima na Copa do Brasil. 




Na temporada passada, o Tocantinópolis também teve um bom desempenho na Série D do Campeonato Brasileiro, ficando a uma fase de se classificar para a Série C. 

O time foi eliminado pelo São Bernardo-SP, nas quartas de final da competição. Um dos destaques foi o atacante Bilau, que marcou 12 gols em 33 jogos e segue na equipe nesta temporada.
 
O Tocantinópolis foi criado em 1989 e tem seis títulos em sua história, todos do Campeonato Tocantinense. E é como 'zebra' que a equipe tentará surpreender o América.




Tocantinópolis x América


Tocantinópolis
Anderson Luiz; Da Silva; Luiz Fernando, Marcondi e Chico Bala; Xaves, Gabriel Caju e Tiago Bagagem; Bilau, Andrezinho e Joel
Técnico: Jairo Nascimento

América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana (Ricardo Silva), Éder e Nicolas (Marlon); Alê, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Aloísio).
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: primeira fase da Copa do Brasil
Estádio: João Ribeiro, em Tocantinópolis-TO
Data e horário: terça-feira, 28 de fevereiro, às 19h30
Transmissão: Premiere e SporTV

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Luiza Naujorks Reis