Rival do América, Tocantinópolis conta com boa fase do atacante Bilau (Foto: Divulgação/Tocantinópolis)

 
O América enfrentará o Tocantinópolis nesta terça-feira (28/2), às 19h30, no Estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil. Mas como chega o rival do Coelho? Veja, a seguir, uma análise de quem acompanha o clube de perto, além de números do time em 2023.



 
Show Player
 
 
O Tocantinópolis conquistou o Campeonato Tocantinense nos dois últimos anos. Nesta temporada, a equipe começou bem mais uma vez, com quatro vitórias e em empate - sendo esse no jogo passado, quando escalou os reservas contra o União Carmoladense. 
 
Na Copa Verde, no entanto, os resultados não foram bons: empatou em 1 a 1 com o Operário-MS em casa e perdeu por 4 a 2 para o Brasiliense fora de casa. Ao todo, são sete jogos, quatro vitórias, dois empates e uma derrota. São 16 gols marcados e cinco sofridos.
 
Reinaldo Cisterna, da Rádio CBN Tocantins, vê o Tocantinópolis como a grande força do estado. Ele destaca a força do time nos últimos campeonatos locais.



 
"No Campeonato Tocantinense, é domínio total deles nos últimos três anos. Nos últimos dois foram campeões, estão caminhando para, quem sabe, um tricampeonato. Estão absolutos, com 13 pontos, só empataram com um time alternativo", disse.

O jornalista também elogiou o técnico e relembrou a campanha da equipe na Copa do Brasil de 2022. Na ocasião, a equipe chegou à terceira fase, sendo eliminada para o Athletico-PR após derrotas por 5 a 2 e 4 a 0.
 
"No geral, é o time a ser batido no Tocantins. O treinador é muito esperto, o Jairo Nascimento. Para eles vai ser difícil esse jogo, apesar de terem eliminado Náutico e Cascavel no ano passado. Mas o América é totalmente diferente desses times, então vejo o América como favorito sim", analisou.



 

Bons desempenhos recentes


Na temporada passada, o Tocantinópolis também teve um bom desempenho na Série D do Campeonato Brasileiro, ficando a uma fase de se classificar para a Série C. 

O time foi eliminado pelo São Bernardo-SP, nas quartas de final da competição. Um dos destaques foi o atacante Bilau, que marcou 12 gols em 33 jogos e segue na equipe nesta temporada.
 
O Tocantinópolis foi criado em 1989 e tem seis títulos em sua história, todos do Campeonato Tocantinense. É como 'zebra' que a equipe tentará surpreender o América. O Coelho pode até empatar que garante vaga na terceira fase do torneio mata-mata.