Em jogo truncado, Ipatinga e América empataram em 1 a 1 nesta sexta-feira (17/2), no Estádio Ipatingão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Os donos da casa saíram na frente com Chiquinho, mas os visitantes empataram com Matheusinho. Assista aos melhores momentos no vídeo abaixo:
Com o resultado, o Coelho chegou aos 14 pontos na liderança do Grupo B e encaminhou a vaga na semifinal do Estadual. A equipe só pode ser ultrapassada pelo Patrocinense, que tem três pontos em quatro partidas.
Ipatinga x América: fotos do jogo pela sexta rodada do Mineiro
O time de Patrocínio entra em campo neste sábado, às 16h30, para enfrentar o Atlético, no Independência. Caso não vença, o América garante matematicamente a classificação para a próxima fase.
Já o Tigre ultrapassou o Cruzeiro e deixou a lanterna do Grupo C. Agora, o time do Vale do Aço soma cinco pontos - mesma pontuação da Raposa - mas com um gol a mais de saldo (0 a -1). Veja aqui a classificação completa.
O América voltará a campo pelo Estadual no clássico contra o Atlético, no dia 25, sábado, às 16h30, no Mineirão. Já o Ipatinga enfrentará o Pouso Alegre no dia seguinte, às 16h, novamente no Ipatingão.
O jogo
A partida teve um início equilibrado, com as equipes arriscando muitos chutes, mas sem grande perigo. Outro ponto que prejudicou o desempenho dos times foram as nove faltas marcadas nos primeiros 15 minutos.
A partir de trocas de passes no meio do campo, o Coelho começou a achar espaços na defesa do Tigre. A primeira chance foi aos 20', em finalização rasteira de Nino Paraíba que passou muito próxima à trave.
O Ipatinga balançou a rede logo na primeira oportunidade. Em chute de longa distância, Chiquinho abriu o placar aos 24'. O lance chegou a ser anulado por impedimento, mas o VAR corrigiu a marcação equivocada da assistente: 1 a 0.
Aos 38', o árbitro marcou pênalti a favor do América após o goleiro Gabriel derrubar Aloísio, mas o 'Boi Bandido' estava em condição de impedimento.
O empate do Coelho veio quatro minutos depois. Marlon recebeu em profundidade, levou à linha de fundo e cruzou na medida para Matheusinho marcar de cabeça: 1 a 1.
Com muitas faltas, América e Ipatinga pouco criaram na primeira etapa. Os times foram verticais, mas não conseguiram reproduzir a posse de bola em finalizações.
Segundo tempo do América
Os minutos iniciais do segundo tempo foram do América. Com muito ímpeto, o Coelho quase voltou a marcar com Juninho, que recebeu cruzamento de Alê e finalizou próximo ao gol.
Wanderson, com dois chutes, e Alê, de fora da área, também assustaram os mandantes. O Ipatinga não conseguia sair jogando, e o time alviverde voltou a finalizar com Aloísio e Matheusinho, chegando a seis finalizações nos primeiros 10 minutos.
O Tigre teve a primeira grande chance apenas aos 17'. Em cobrança de falta lateral, Alê tocou de cabeça para trás e quase marcou contra.
Apesar do domínio do América, o técnico Vagner Mancini promoveu as entradas de Martínez e Dadá Belmonte nos lugares de Nino Paraíba e Felipe Azevedo, respectivamente. Com isso, Juninho foi para a lateral-direita. Na sequência, Benítez e Aloísio deram lugares a Adyson e Wellington Paulista.
O Ipatinga voltou a finalizar com perigo aos 26', com chute de longa distância de Alyson Motta, que acertou o travessão de Cavichioli.
Aos 41', Adyson cruzou, e Juninho cabeceou para boa defesa de Gabriel. No escanteio, Dadá Belmonte recebeu na segunda trave e marcou. No entanto, a bola pegou na mão do atacante, e o gol foi anulado.
Depois disso, o Ipatinga quase marcou no último minuto, mas fim de jogo com empate no Ipatingão. Apesar do predomínio no segundo tempo, o Coelho ficou não conseguiu balançar a rede e levou apenas um ponto para casa.
Ipatinga 1 x 1 América
Ipatinga
Gabriel; Carlos Daniel (Izael, aos 33' do 2ºT)l, Luanderson Moraes, Maílson e Bruno Santos; Luanderson Silva (Alyson Motta, aos 14' do 2ºT), Netinho e Chiquinho; Nadson (Diego Gomes, aos 8' do 1ºT), Márcio Júnior (Índio, aos 33' do 2ºT) e Danilo Mariotto (Grampola, aos 8' do 1ºT)
Técnico: Waguinho Dias
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Martínez, aos 18' do 2ºT), Wanderson, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho e Benítez (Adyson, aos 24' do 2ºT); Matheusinho (Nicolas, aos 33' do 2ºT), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte, aos 18' do 2ºT) e Aloísio (Wellington Paulista, aos 24' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Chiquinho, aos 24' do 1º tempo (Ipatinga); Matheusinho, aos 42' do 1º tempo (América)
Cartões amarelos: Luanderson Silva, Netinho e Chiquinho (Ipatinga); Benítez e Dadá Belmonte (América)
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga
Data e horário: 17 de fevereiro de 2023 (sexta-feira), às 21h30
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Helen Aparecida Araujo
VAR: Vinicius Gomes do Amaral