América bate Democrata-GV, encaminha vaga e segue invicto no Mineiro
Em noite do aniversariante Matheusinho, autor de um gol e uma assistência, Coelho triunfa por 2 a 1 e se aproxima das semifinais do Estadual
Por José Cândido Junior
11/02/2023 19:59
- Atualizado em: 11/02/2023 23:15
O América encaminhou a classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. Em duelo de invictos no Estadual, o Coelho levou a melhor sobre o Democrata-GV por 2 a 1, neste sábado (11), no Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada da fase de grupos.
Matheusinho, no dia em que completou 25 anos, marcou o segundo gol do jogo e foi o autor de bela assistência para Felipe Azevedo abrir o placar no Horto. Luiz Fernando descontou para a Pantera.
Dugout
A três rodadas do fim da fase classificatória do Estadual, o América disparou na liderança do Grupo B, com 13 pontos. Esta foi a quarta vitória do time de Vagner Mancini na competição. Já o Democrata-GV fica em segundo lugar do Grupo C, com seis pontos, após perder a invencibilidade.
Na próxima rodada, o América visita o Ipatinga. A partida será na sexta-feira que vem (17), no Ipatingão, no Vale do Aço. No domingo (20), o Democrata-GV recebe o Pouso Alegre no Mamudão, em Governador Valadares.
América 2 x 1 Democrata-GV: fotos da partida no Independência
Matheusinho brilha
Com atuação consistente e entrosada, o América dominou o primeiro tempo. A pressão desde o início resultou em finalização perigosa de Matheusinho e em boa chegada de Nino Paraíba. O primeiro gol saiu logo aos oito minutos. Matheusinho avançou pela direita e acertou cruzamento na medida para Felipe Azevedo. O atacante subiu mais que Lima na segunda trave e cabeceou firme no canto esquerdo de Glaycon:1 a 0.
Com espaços para os contra-ataques, o América ampliou o placar aos 29 minutos. Benítez conduziu a bola com liberdade pela direita e deixou Matheusinho na cara de Glaycon. O camisa 7 abusou da categoria e tocou, de cavadinha, por cima do goleiro: 2 a 0.
Aos 34 minutos, o Democrata teve a oportunidade de diminuir a vantagem americana, em pênalti assinalado pelo árbitro Murilo Misson devido a toque de mão do zagueiro Danilo Avelar dentro da área. Na cobrança, o atacante Brandão bateu mascado e mandou para fora.
Pantera cresce no jogo
No segundo tempo, a primeira oportunidade de gol foi do Democrata, aos nove minutos. Em boa trama de contra-ataque, Luiz Fernando recebeu na esquerda, avançou sem marcação e chutou forte, cruzado. Matheus Cavichioli fez ótima defesa, espalmando pela linha de fundo.
A Pantera seguiu em crescimento na partida e descontou aos 16 minutos. O time de Governador Valadares fez forte pressão na saída de bola do América, ganhou a disputa, e Luiz Fernando aproveitou. O atacante arrancou pela intermediária, passou pelos marcadores, invadiu a área e fuzilou. A bola desviou em Nicolas e matou Cavichioli no lance: 2 a 1.
Melhor em campo, o Democrata-GV assustou novamente em chute venenoso de Luiz Fernando, que entrou no segundo tempo e incomodou a defesa do Coelho. Brandão, aos 39 minutos, teve a última chance para o empate, mas finalizou para fora, com perigo.
América 2 x 1 Democrata-GV
América: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Mateus Gonçalves), Danilo Avelar, Iago Maidana e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez (Martínez); Matheusinho (Adyson), Felipe Azevedo (Wanderson) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.
Democrata-GV: Glaycon; Lima, Rony, Gabriel Marques e Léo Carioca; Gabriel Vieira, Mateuzinho (Luann), Nael (Pablo), Thiaguinho (Mendonça), Brandão (Diego) e Bruninho (Luiz Fernando). Técnico: Paulo César Schardong.
Gols: Felipe Azevedo, aos 9´do 1ºT, e Matheusinho, aos 29’ do 1ºT (América); Luiz Fernando, aos 16’ do 2ºT
Cartões amarelos: Danilo Avelar (América); Luiz Fernando (Democrata)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data: 11 de fevereiro de 2023 (sábado)
Árbitro: Murilo Misson
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Fernanda Nândrea Gomes Antunes