Juninho, volante e capitão do América, na vitória americana por 1 a 0 sobre o Cruzeiro (Foto: Mourão Panda/América)

O América quer repetir um feito raro na partida contra o Athletic na terça-feira (7), às 20h, fora de casa, na Arena Unimed, em São João del-Rei, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Caso o Coelho vença, a equipe vai atingir uma sequência que ocorreu somente uma vez neste século: quatro triunfos seguidos no início da temporada.




A outra vez que isso aconteceu foi em 2012. Naquele ano, o América venceu Democrata-GV por 3 a 1, fora de casa; Caldense por 2 a 0, em casa; Nacional de Nova Serrana por 5 a 2, como visitante; e Villa Nova por 2 a 1; como mandante. Todos os jogos foram pelo Campeonato Mineiro.

Em 2012, o time americano acabou vice-campeão mineiro ao ser derrotado pelo Atlético na final. O Coelho também caiu na segunda fase da Copa do Brasil e terminou a Série B do Campeonato Brasileiro na oitava posição.

Já em 2023, o Coelho - que disputará ainda Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileirão - está embalado após triunfos sobre Pouso Alegre por 4 a 0, fora de casa; Villa Nova por 2 a 1, em casa; e Cruzeiro por 1 a 0, como mandante, mas em Brasília. Essas partidas também foram pelo Mineiro.




No início da temporada 2021, o América chegou perto. O time também teve três vitórias seguidas, sobre Boa por 1 a 0, em casa; Athletic por 1 a 0 e Pouso Alegre por 2 a 1, ambos fora de casa.

No jogo seguinte, contudo, o Coelho foi derrotado como mandante por 1 a 0 para a Caldense. As quatro primeiras partidas de 2021 também foram pelo Campeonato Mineiro.

Athletic x América


O América lidera o Grupo B do Mineiro de 2023, com nove pontos. Já o Athletic é o segundo colocado do A, com cinco pontos - uma vitória e dois empates.

O primeiro colocado de cada chave e o melhor segundo colocado entre os três grupos avançam para as semifinais do Campeonato Mineiro de 2023.