Diretor de futebol Fred Cascardo faz apresentação do atacante Mikael no Centro de Treinamento Lanna Drumond (Foto: Mourão Panda / América)


Desejo antigo do América, o atacante Mikael foi anunciado como novo reforço do clube nessa quinta-feira (3/2). O centroavante havia recebido sondagens do Coelho após fazer grande ano de 2021 pelo Sport. Contudo, as partes não entraram em acordo na época, e o jogador se transferiu para a Salernitana, da Itália, onde pouco foi aproveitado.



Dugout


No Sport, Mikael se destacou pelo repertório na finalização e por sua imposição física. Cria da base do clube, foi revelado em 2018, mas ganhou espaço no profissional apenas em 2020, ao ser emprestado para o Confiança. Após passagem pelo clube sergipano, o atacante retornou à Ilha do Retiro.

Em 2021, Mikael viveu o grande momento de sua carreira. Mais adaptado ao time principal, fez 50 partidas e balançou as redes em 15 oportunidades. No início de 2022, antes de se transferir para a Europa, entrou em campo três vezes e marcou cinco gols.

Dugout
 

Mudança de ares


A performance de de Mikael no Sport chamou a atenção de agremiações de diferentes países. Ainda assim, o centroavante optou por jogar na Salernitana, em transferência que custou 2,75 milhões de euros - cerca de R$ 14,1 milhões na época.




Na Itália, o atacante teve dificuldades de adaptação e pouco jogou. No total, foram sete jogos e nenhum gol marcado. Mikael foi muito cobrado por ter se apresentado à Salernitana acima do peso.

"Minha passagem na Itália foi rápida, mas eu aprendi muitas coisas. Apesar de não ter muita minutagem, acabei jogando contra grandes equipes mundiais. Isso me ajudou a ter experiência. E assim, foi algo novo para mim. Quando a gente sai do nordeste, um local totalmente diferente, e vai para o sul da Itália, é tudo muito novo. Atrapalhou a adaptação", disse Mikael na primeira entrevista como jogador do América.

Volta ao Brasil


Sem espaço na Salernitana, Mikael retornou ao Brasil em julho e foi emprestado ao Internacional. Porém, na equipe colorada, o centroavante recebeu menos oportunidades ainda. Em seis meses, entrou em campo apenas uma vez e não marcou nenhum gol.




"Em relação ao Inter, eu tive a oportunidade de jogar lá. Não foi como eu esperava, lógico. Teve a readaptação de voltar ao futebol brasileiro. Apesar de ter ficado pouco tempo na Europa, lá era outro projeto. Eu estava bem fisicamente. Não tive oportunidade mais por opção mesmo, porque estava bem", contou o atacante.

Mikael chega ao América com o intuito de retomar os bons momentos da carreira. O centroavante acertou com o Coelho por empréstimo até o fim da temporada.

Dugout