Aloísio comandou vitória do América sobre o Villa Nova (Foto: Mourão Panda/América)

O América manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Em duelo pela segunda rodada do Estadual, na noite deste domingo (29), o Coelho venceu o Villa Nova por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte, e disparou na liderança do Grupo B. Aloísio 'Boi Bandido', com um em cada etapa, marcou os gols do triunfo do Coelho. Dodô descontou para o Leão do Bonfim. 



Com seis pontos na liderança do Grupo B, o América tem clássico contra o Cruzeiro na próxima rodada do Campeonato Mineiro. A partida será no sábado que vem (4), às 16:30, no Mané Garrincha, em Brasília. 

Já o Villa Nova, que estreou no Estadual com derrota, busca a recuperação diante do Democrata-SL, também no sábado, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 


O jogo 


Com desenvoltura e entrosamento ofensivo, o América dominou o primeiro tempo no Independência. O Coelho abriu o placar aos 21 minutos. Juninho aproveitou sobra de bola após investida de Mateus Gonçalves e descolou o passe para Aloísio, na grande área. O Boi Bandido, com muita categoria, tocou por cima do goleiro Thiago Braga. Um belo gol no Horto: 1 a 0.  

No decorrer da etapa, Alê e Felipe Azevedo assustaram Thiago Braga. O goleiro do Villa Nova ainda fez boa defesa em finalização à queima-roupa de Aloísio, aos 31 minutos. Aos 41', invadiu a área e tentou a finalização por cobertura, na saída do goleiro, mas a bola saiu pela linha de fundo. 




Instantes depois, o Villa Nova quase empatou o jogo. Luan recebeu na grande área e, mesmo sem ângulo, bateu por cima de Jori. A bola parou no travessão americano e foi para fora. No final da etapa, o Leão do Bonfim melhorou em campo e incomodou a defesa do América. 

Aos 5 minutos da segunda etapa, o Coelho perdeu a chance de ampliar a vantagem em finalização de Mateus Gonçalves, que apareceu livre na área após passe de Martínez. O segundo gol, porém, não demorou. Aos 10',  Aloísio disputou bola na grande área, e o árbitro marcou toque de mão de Renan: pênalti confirmado após longa consulta ao VAR. O centroavante americano foi para a cobrança e mandou com categoria no canto esquerdo, deslocando o goleiro. Mais um gol do Boi Bandido na partida. 

Aguerrido, o Villa Nova descontou aos 21 minutos. Léo Reis aproveitou bobeada de Martínez na ponta esquerda, roubou a bola, avançou e cruzou para a área. Dodô entrou em velocidade entre a defesa americana e completou de cabeça: 2 a 1. 




Dodô ainda tentou o empate para o Villa em cobrança de falta venenosa, mas Jori espalmou para escanteio. Nos instantes finais, Lucas Kal pegou rebote na área e perdeu a chance de fazer o terceiro gol do América no jogo. 

América 2 x 1 Villa Nova


América: Jori; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Nicolas (Marlon); Alê, Juninho e Martinez (Lucas Kal); Mateus Gonçalves (Dadá Belmonte), Felipe Azevedo (Matheusinho) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.

Villa Nova: Thiago Braga; Cleiton Silva, Luizão, Renan e Vinício (Thiago Balaio); Gabriel Santos, Jorginho e Michel Borges (Dodô); Daniel (Léo Reis), Wesley Hiago (Igor OLiveira) e Luan (Thomazel). Técnico: Cícero Júnior. 




Gols: Aloísio (América), aos 21’ do 1ºT e aos 14’ do 2ºT. Dodô (Villa Nova), aos 21’ do 2ºT
Cartões amarelos: Iago Maidana e Marlon (América). Luizão, Renan, Michel, Léo Reis e Luan (Villa Nova)

Motivo: segunda rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro
Data: 29 de janeiro de 2023, domingo
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira 
Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Helen Aparecida Gonçalves 
Árbitro de Vídeo: Vinícius Gomes do Amaral

Público: 2.656
Renda: R$32.115,00