Atlético e Cruzeiro decidiram utilizar o Independência neste começo de temporada e, no caso do clube celeste, talvez durante todo o ano de 2023. Mas quais os benefícios para o América, administrador do estádio?
Marcone Barbosa, diretor de marketing do Coelho, respondeu a pergunta em participação no Sou Deca Podcast, nessa quinta-feira (26/1).
Gestor do local desde abril de 2022, após a saída da Luarenas, o América entende que é importante receber os rivais locais para angariar mais receitas.
"Quando a Arena chegou para o América no meio de 2022 foi representando um certo custo de manutenção e não veio junto com receitas, já eram aquelas que o América usufruía, que é a bilheteria", iniciou Marcone.
Segundo o dirigente, a ideia é deixar o Independência mais atrativo do ponto de visto comercial. Isso seria facilitado não só pela ida de torcedores ao Horto, mas também pela maior quantidade de partidas.
"Agora, estamos montando um plano de negócios, conversando com o Cruzeiro para que ele possa mandar uma quantidade maior de jogos na Arena. Assim, deixar a Arena um pouco mais atrativa para parcerias comerciais. Uma coisa é vender um produto com 27 eventos - o caso do América nesta temporada (contando apenas partidas garantidas)", afirmou.
Marcone ainda detalhou que, com as eventuais participações de Atlético e Cruzeiro, o América poderá lucrar com aluguel, patrocínio, além do benefício extra de visibilidade.
"Quando traz esse escopo de 27 jogos com uma perspectiva X de público na temporada e traz mais 10, 20, não sei quantos jogos podemos trazer de Cruzeiro e Atlético para esse pacote, a quantidade fica maior de eventos, público e consumo, principalmente de comidas e bebidas. Visibilidade no noticiário esportivo e, a partir daí, acaba fomentando novos negócios para a Arena", explicou.
"Não adianta a gente atrair clubes para utilizar o Independência se isso não se transformar em receita para o América. O fato de Cruzeiro e Atlético jogarem no Independência, naturalmente atrai uma receita de forma indireta, por captação de patrocínio, publicidade estática dentro do equipamento, publicidade em outras áreas, a gestão dos bares", completou.
O diretor de marketing do América, no entanto, também fez ressalvas. Ele admite a preocupação com o estado do gramado, mas garante que o clube busca a 'excelência' neste aspecto.
Outro ponto citado por Marcone foi a dificuldade em negociar o aluguel do Independência para eventos, visto a grande quantidade de datas que terão jogos no estádio.
América, Atlético e Cruzeiro no Independência
O América deverá receber, em 2023, muitos jogos de Atlético e Cruzeiro no Independência. O clube alvinegro já acertou o mando de campo no Horto nos três primeiros jogos do Campeonato Mineiro em casa, enquanto a Raposa mandará todas as partidas do Estadual no estádio.
O Cruzeiro ainda negocia com o América uma parceria para toda a temporada. Isso porque o clube rompeu com a Minas Arena e pode não voltar mais ao Mineirão neste ano.
Saiba mais