Jogadores do América levantando troféu de segundo colocado após serem derrotas para o Palmeiras na final da Copinha (Foto: Murilo Aguilar)

A cada ano, o América tem investido mais nas categorias de base, e a atenção aos jovens jogadores tem gerado frutos ao clube. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o América foi o time mineiro a chegar mais longe na Copa São Paulo de Futebol Júnior.



 
 

Em campanha sólida e de destaque, o Alviverde chegou até a final do torneio. Contudo, o time treinado por Mairon César acabou derrotado para o Palmeiras por 2 a 1, nessa quarta-feira (25/1), no estádio Canindé, em São Paulo. Vale destacar que o gol que selou a segunda colocação para a equipe americana saiu já aos 47 minutos do segundo tempo.

Em contrapartida à campanha do Coelho, os rivais Cruzeiro e Atlético foram eliminados precocemente na Copinha. O Galo caiu para o Água Santa, nos pênaltis, ainda na terceira fase (16 avos). Já os celestes, que haviam feito a melhor campanha da fase de grupos, perderam para o Sport nas oitavas de final.
 
 
Dugout

Copinha de 2022


Assim como nesta edição de 2023 da Copa São Paulo, em 2022, o América foi o clube mineiro a chegar mais longe no torneio. Após fazer campanha consistente, o alviverde foi eliminado na semifinal para o Santos, que perdeu na decisão contra o Palmeiras.




O Cruzeiro, assim como em 2023, deixou a competição nas quartas de final - dessa vez, para o São Paulo. Já o Atlético, que nem sequer chegou a se classificar em primeiro lugar na fase de grupos, foi eliminado precocemente, na segunda fase (32 avos).
 
Dugout
 

América campeão


As boas campanhas nos últimos dois anos de Copinha foram frutos de investimentos do América na base. Contudo, ainda no século passado, em 1996, o Coelho já havia dado show ao vencer o torneio sobre o Cruzeiro, no Pacaembu, em São Paulo. Aquele foi o primeiro e único título alviverde na competição.

Na campanha de 27 anos atrás, o América nem sequer se classificou em primeiro lugar na fase de grupos. Com sete pontos, o Coelho ficou na segundo colocação, atrás do Botafogo. Completavam a chave Juventude e Paulistano, que ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Na fase mata-mata, o América venceu todos os jogos que disputou. O time mineiro eliminou o São Paulo (2 a 0) nas oitavas, o Internacional (1 a 0) nas quartas e o Nacional-SP (1 a 0) na semifinal.