Com gol no fim, o Palmeiras venceu o América por 2 a 1 e conquistou seu segundo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A final do torneio foi disputada nesta quarta-feira (25/1), no estádio Canindé, em São Paulo. Balançaram as redes na decisão o centroavante Ruan Ribeiro e o volante Patrick, para o time paulista, e o atacante Renato Marques, para os mineiros.
América x Palmeiras: veja fotos da final da Copinha de 2023
O Palmeiras, que até a edição passada nunca havia conquistado a Copinha, venceu novamente o torneio. Em 2022, o Verdão ergueu a taça pela primeira vez embalado pelo talento do atacante Endrick. Já em 2023, conquistou o título tendo o centroavante Ruan Ribeiro como artilheiro isolado do torneio, com nove gols.
O América, por sua vez, se manteve com apenas um título da Copa São Paulo - conquistado em 1996, há 27 anos, sobre o Cruzeiro. Ainda sim, o Coelho foi o time mineiro a chegar mais longe na Copinha pelo segundo ano consecutivo. Isso porque Atlético e Cruzeiro foram eliminados ainda nas oitavas e quartas de final, respectivamente.
O jogo
Assim como foi durante toda a Copinha, América e Palmeiras começaram a partida de forma intensa, em busca do ataque a todo custo. Logo aos nove minutos, o time paulista teve grande oportunidade com Vitinho. O atacante chegou de frente à meta do goleiro Cássio, mas, em chute cruzado, mandou para fora.
Dois minutos depois, aos 11, o América teve uma sequência de chances para abrir o placar. O meia-armador Adyson alçou o centroavante Ricardo Marques na área, que exigiu defesa do goleiro Aranha. A bola voltou para o meia, que ajeitou para Theo. O camisa 10 americano teve duas oportunidades para finalizar, mas acabou sendo travado em ambas.
Em um jogo tão intenso, com tantas oportunidades, não demoraria para sair o primeiro gol. Aos 17 minutos, o zagueiro Gustavo Mancha lançou Vitinho pela ponta-esquerda. O atacante do Palmeiras cruzou rasteiro na área para o centroavante Ruan Ribeiro, que só teve o trabalho para empurrar: 1 a 0.
Mesmo com o gol, o América não se acanhou. Aos 26 minutos, novamente com Adyson, a equipe mineira levou perigo ao time palmeirense. O meia canhoto dominou na entrada da área e finalizou no travessão. O goleiro Aranha ainda chegou a encostar na bola.
Já no fim do primeiro tempo, aos 40 minutos, o América teve um pênalti a seu favor, sofrido por Adyson. O atacante Renato Marques cobrou, o goleiro Aranha defendeu, mas o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos pediu para voltar, já que não havia autorizado a cobrança. Em nova oportunidade, o artilheiro do Coelho estufou as redes e empatou a partida: 1 a 1.
Segundo tempo
O América começou de forma mais incisiva o segundo tempo. Logo aos cinco minutos, chegou a balançar as redes do Palmeiras com o lateral-esquerdo Paulinho, após sobra em cobrança de escanteio. Contudo, o gol foi anulado graças ao atacante Luan Campos, que estava impedido e atrapalhou a visão do goleiro Aranha no momento da finalização.
Posteriormente, após pressão da equipe mineira, o Palmeiras voltou a levar perigo. Aos 17 minutos, em finalização de fora da área, o atacante Kevin acertou a trave. Logo depois, aos 19, o atacante Estevão tabelou com Vitinho e chutou rasteiro, mas o goleiro Cássio fez a defesa.
Aos 22 minutos, o Palmeiras continuou a levar perigo à meta americana. Estevão fez nova jogada pela ponta-direita, cruzou para a área e Kevin chutou para fora. Aos 34, em jogada semelhante, Gilberto acertou cruzamento nos pés de Vitinho, que mandou por cima do gol de Cássio.
Já nos acréscimos, aos 47 minutos, a partida enfim foi desempatada. Em escanteio para o Palmeiras pela direita, a defesa americana teve dificuldade para afastar o perigo, até que a bola sobrou para o volante Patrick, que cabeceou para o fundo das redes: 2 a 1.
PALMEIRAS 2 X 1 AMÉRICA
Palmeiras
Aranha; Edney, Henri, Talisca, Gustavo Mancha (David Kauã, aos 6' do 2ºT), Léo (Patrick, aos 0' 2ºT), Pedro Lima, Vitinho, Estevão (Estevão, aos 27' 2ºT), Ruan Ribeiro (Thalys, aos aos 27' 2ºT) e Kevin.
Técnico: Paulo Victor
América
Cássio; Samuel, Jonathan (Rafa Barcelos, aos 38' do 2ºT), Júlio, Paulinho (Jurandir, aos 49' do 2ºT), Breno (Heitor, aos 38' do 2ºT), Matheus Henrique (Yago, aos 49' do 2ºT), Theo (Kanté, aos aos 43' do 2ºT), Adyson, Luan Campos e Renato Marques.
Técnico: Mairon César
Gols: Ruan Ribeiro, aos 17' do 1ºT (PAL), Patrick, aos 47 2ºT; Renato Marques, aos 41' do 1ºT (AME)
Cartões amarelos: Léo, Estevão e Pedro Lima (PAL); Luan Campos e Theo (AME)
Motivo: final da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Estádio: Canindé, em São Paulo
Data e horário: quarta-feira, 25 de janeiro, às 15h30
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Assistentes: Izabele de Oliveira e Matheus Guilherme Biselli da Cruz
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral