América se classificou à final da Copinha após vencer o Santos nesse domingo (Foto: Tereza Horta / América)


Quatro destaques do América na Copa São Paulo de Futebol Júnior podem ser promovidos em definitivo ao profissional. Adyson, Breno, Luan Campos e Mateus Henrique são observados de perto pela comissão técnica e devem integrar o time comandado por Vagner Mancini.




Luan, inclusive, foi o grande destaque do Coelho na vitória por 3 a 0 sobre o Santos, nesse domingo (22/1). Com três gols na Vila Belmiro, ele foi um dos principais responsáveis por levar a equipe à final da Copinha pela primeira vez após 27 anos.

Atuando como ponta-esquerda, o jovem de 20 anos tem quatro gols e três assistências na competição. Contratado junto ao Palmeiras na temporada passada, fez outros 13 gols em 28 jogos pelo Sub-20 em 2022. 

Luan Campos é o nome mais certo entre os quatro citados. Ele já havia chamado a atenção de Mancini antes mesmo da disputa do torneio e só não foi integrado ao profissional pela importância da Copinha ao América.  

Além dele, outro que chama atenção no ataque é Adyson, de apenas 17 anos. Canhoto, o ponta-direita é visto como a grande promessa da base americana. Na Copinha, marcou três gols e deu duas assistências. 




Adyson chegou a ser utilizado no profissional do América ao longo do Campeonato Mineiro no ano passado, mas teve poucos minutos no decorrer dos sete jogos em que entrou em campo. No clube desde 2020, ele soma 11 gols em 50 jogos pela categoria Sub-20.

A integração dos dois pontas ao profissional também se deve aos poucos jogadores de velocidade no elenco atual.

Ainda que Felipe Azevedo e Aloísio atuem como pontas, apenas Dadá Belmonte, Mateus Gonçalves e Matheusinho têm essa características. 

Volantes do América na Copinha


A dupla de volantes do América na Copinha também pode subir para o profissional. Breno, de 19 anos, é o primeiro volante, mas já marcou duas vezes na competição. Mateus Henrique, de 20 anos, também marcou dois gols, além de contribuir com três assistências.




Nas duas posições, o técnico Vagner Mancini conta com apenas três jogadores: Alê e Lucas Kal para a função de primeiro volante, e Juninho para segundo. Rodriguinho também pode entrar com substituto do capitão da equipe.

Nesta semana, diretoria e comissão técnica do clube vão realizar uma reunião para definir exatamente quais serão os jogadores aproveitados no profissional.

Final da Copinha, o jogo entre Palmeiras e América será realizado no estádio do Canindé, em São Paulo, nesta quarta-feira, às 15h30. A partida será transmitida pela TV Globo, pela Rede Vida e pelo SporTV.