O América inicia a trajetória no Campeonato Mineiro como um dos favoritos ao título, ao lado de Atlético e Cruzeiro. O Coelho manteve o técnico Vagner Mancini, contratou cinco jogadores e conseguiu segurar a base do grupo das duas temporadas passadas.
As contratações do América para 2023
Internamente, o objetivo é claro: voltar a conquistar a taça do Estadual após sete anos. A última vez foi em 2016, quando o time venceu o Atlético por 2 a 1 no primeiro jogo e contou com um gol 'salvador' de Danilo para empatar a partida de volta por 1 a 1 e comemorar no Mineirão.
Ao todo, são 16 títulos do Mineiro na sala de troféus dos América. Para aumentar esse número, o clube terá foco especial na competição deste ano, diferentemente do que ocorreu em 2022.
Na temporada passada, o técnico Marquinhos Santos utilizou jogadores reservas em diversos jogos do torneio, pensando na disputa das fases preliminares da Copa Libertadores. O desempenho desses atletas ficou abaixo do esperado, e o Coelho terminou a fase de grupos em quinto lugar, sem avançar para a semifinal.
O meia Alê, de 32 anos, é um dos mais experientes do grupo e está no América desde 2020. Para ele, o time quer 'coroar os grandes trabalhos recentes' e entrará em todas as competições em busca do título.
"Sempre conversamos internamente que temos feito grandes trabalhos nos últimos anos, mas estamos buscando esse título, seja qual competição for. Qualquer torneio que jogarmos, vamos tentar vencer para coroar essa evolução do América, tanto na parte estrutural quanto na parte técnica, dentro de campo, principalmente pelos jogadores que estão no clube há mais tempo", afirmou.
Mudanças no elenco do América
Em relação ao fim do ano passado, o elenco do América passou por algumas mudanças. Deixaram a equipe oito jogadores: o goleiro Airton; os zagueiros Luan Patrick e Germán Conti; os laterais-direitos Raúl Cáceres e Patric; o lateral-esquerdo João Paulo; e os meio-campistas Juninho Valoura e Índio Ramírez.
Por outro lado, a diretoria foi ao mercado e buscou cinco reforços: o zagueiro Wanderson, ex-Atlético-GO, o lateral-direito Nino Paraíba, ex-Ceará, o lateral-esquerdo Nicolas, ex-Athletico-PR, e os atacantes Dadá Belmonte, ex-Goiás, e Mateus Gonçalves, ex-Cerro Porteño.
O time também aposta na manutenção dos principais jogadores de 2022, como Matheus Cavichioli, Éder e Juninho, além de um desempenho melhor de outros atletas importantes que chegaram no meio da temporada passada. Alguns exemplos são os meias Martínez e Benítez, além dos atacantes Aloísio e Mastriani.
Peça importante para Mancini, Everaldo é está muito próximo de integrar o elenco do América. O clube acerta os últimos detalhes com o Corinthians e espera concluir as negociações nos próximos dias.
América no Mineiro
O América vai estrear contra o Pouso Alegre, às 18h30 de 22 de janeiro, no estádio Manduzão, em Pouso Alegre. Até a sexta rodada, em 17 de fevereiro, o Alviverde terá foco exclusivo no Estadual, visto que não terá iniciado sua participação na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana.
O Coelho está no Grupo B, ao lado de Caldense, Patrocinense e Democrata-SL, mas não enfrentará nenhuma dessas equipes. Isso porque os times vão encarar os adversários das demais chaves em oito rodadas na primeira fase.
Ficha técnica - América
- Nome: América Futebol Clube
- Ano de Fundação: 1912
- Cidade: Belo Horizonte
- Presidente: Alencar da Silveira Júnior
- Estádio: Independência
- Posição no Mineiro 2022: Quinto lugar
Elenco 2023
- Goleiros: Jori, Matheus Cavichioli e Robson
- Laterais-direitos: Arthur, Nino Paraíba e Thalys
- Zagueiros: Éder, Danilo Avelar, Iago Maidana, Ricardo Silva e Wanderson
- Laterais-esquerdos: Marlon e Nicolas
- Volantes: Alê, Juninho e Lucas Kal
- Meias: Benitez, Emmanuel Martínez, Matheusinho e Rodriguinho
- Atacantes: Aloísio, Dadá Belmonte, Felipe Azevedo, Henrique Almeida, Mastriani, Mateus Gonçalves e Wellington Paulista
Comissão técnica
- Treinador: Vagner Mancini
- Auxiliares Técnicos: Diogo Giacomini e Régis Angeli
- Coordenador de Núcleo de Performance: Leonardo Cupertino
- Preparadores Físicos: Jonas Neves, Lucas Itaberaba, Luis Kalil e William Matos
- Preparador de Goleiros: Marcos Gontijo e Silvio Jardim
- Coordenador do Núcleo de Análise e Mercado: Bernardo Lima
- Analistas de Desempenho: Cláudio Andrade, Matheus Amorim e Rennato Bennata
- Analistas de Mercado: Felipe Marques e Isaque Silva
- Coordenador de Fisioterapia: Cristiano Salgado
- Fisioterapeutas: Diego Carvalho, Felipe Marques e Felipe Penido
- Fisiologistas: Geraldo Carvalho e Rodrigo Guimarães
- Diretor Médico: Cimar Eustáquio
- Médicos: Celso Furtado, João Salomão, Leandro Penna e Lêonidas Neto
- Dentista: Cornelis Springer
- Coordenador de nutrição: Felipe Sales
- Nutricionista: Leonardo Gomide
- Massagistas: Pedro Augusto, Silvio Junio e Zé Promessa
- Roupeiros: Adilson Alves e Pelé