Mateus Gonçalves atuou em 36 jogos pelo Cerro Porteño (Foto: Staff Images/Conmebol)


Contratado pelo América para a temporada de 2023, Mateus Gonçalves viveu uma situação peculiar no futebol enquanto ainda era jogador do Cerro Porteño-PAR. O atacante de 28 anos testou positivo para doping e ficou afastado dos gramados por praticamente um ano, entre 2021 e 2022.




Apresentado pelo Coelho nessa sexta-feira, Mateus explicou o motivo do teste positivo. Segundo ele, o erro foi da farmácia em que ele pedia às manipulações dos suplementos. 

"Eu, por ser muito profissional, pagava uma farmácia de Belo Horizonte. Estávamos jogando Libertadores, Campeonato e Copa do Paraguai, e nós precisamos nos recuperar rápido. Eu, juntamente com médico, profissional, endocrinologista, toda a parte médica, nós fizemos alguns exames. Tudo que foi prescrito era permitido pela a ONAD (Organização Nacional Antidoping do Paraguai)", iniciou.

O atacante afirma que conversou com médicos particulares, mas também comunicou ao clube paraguaio - que não aceita uso de suplementações extras. 




"Lá no Cerro Porteño, eu comuniquei os médicos, mas lá eles não aceitam o atleta tomar nada que não seja deles. Mas quando chega lá, tem uma água e talvez uma proteína. Então para nós, que viemos do Brasil, fica complicado, porque já somos acostumados com suplementação, alimentação regrada", explicou.

De acordo com o jogador, a farmácia cometeu o erro ao adicionar um terceiro elemento, que foi detectado em um teste no fim de setembro de 2021. Ele também assumiu a responsabilidade, mas comemorou a oportunidade de explicar a situação.

"Pedi para manipular A e B, e quando chegou o teste positivo do doping, estava manipulado A, B e C. O erro foi da farmácia, e já tomamos as providências, está em processo jurídico. Pode ser que eu tenha uma parte de culpa? Talvez, mas se formos analisar todo o contexto, pedi para manipular A e B, tudo que é permitido. Chegou na hora estava com contaminação de 0,08 nonagrama, o que me prejudicou. Porém, aconteceu, e é bom falar deste tema", disse.




Mateus Gonçalves no Cerro


Contratado pelo Cerro junto ao Ceará, Mateus deixou o clube paraguaio após 36 partidas e um gol marcado. Podendo atuar pelas duas pontas, Mateus Gonçalves terá as concorrências de Dadá Belmonte, Felipe Azevedo, Aloísio e Matheusinho no América. Everaldo negocia a permanência para 2023 e 
também pode entrar na disputa.