O América segue no mercado em busca de renovações e mais reforços. No momento, o clube negocia um novo vínculo com Zé Ricardo, além da permanência de Everaldo e a contratação de Raniele, volante do Avaí.
Nesta quinta-feira (5/1), o Superesportes apurou como estão as situações de cada atleta. O primeiro citado tem uma proposta de renovação por mais dois anos, mas recebeu ofertas de outros clubes e avalia a decisão final junto ao empresário.
Jogadores que não permanecem no América para 2023
Como o vínculo com o América se encerrou no fim de 2022, Zé Ricardo está livre no mercado. Revelado pelo Coelho, o volante de 26 anos não faz parte dos planos do técnico Vagner Mancini e será emprestado mesmo se aceitar um novo contrato.
A perspectiva para o acerto com Everaldo é mais positiva internamente. O atacante de 28 anos e o seu empresário têm reuniões frequentes com o Corinthians para resolver pendências.
Assim que as partes entrarem em acordo, o América negociará com o Timão, clube com o qual o atleta tem vínculo até junho de 2023. A tendência é que os paulistas fiquem com uma parte dos direitos econômicos, mas ainda não se sabe se irão pedir uma compensação financeira.
Everaldo foi peça fundamental para o Coelho na temporada passada, com seis gols e três assistências em 41 jogos. Zé Ricardo, por sua vez, foi pouco utilizado e entrou em campo em apenas 23 oportunidades - sendo apenas 13 como titular.
Reforço no meio-campo?
O América fez uma sondagem ao volante Raniele, do Avaí, na última semana de dezembro. As conversas evoluíram, e o clube apresentou uma proposta pela compra do jogador de 25 anos.
No entanto, o Coelho tem a concorrência do Coritiba, que também tenta a compra do atleta. O Leão da Ilha, por sua vez, avalia as ofertas. A diretoria americana não aumentará os valores porque entende que chegou ao máximo permitido financeiramente.
O jogador estava emprestado pela Jacuipense-BA, e o Avaí exerceu a prioridade de compra, assinando com Raniele até o final de 2025. Hoje, o clube baiano tem 70% direitos econômicos do atleta, enquanto o Leão da Ilha possui 30%.
Na última temporada, Raniele disputou 41 jogos, colaborando com dois gols. Um deles foi justamente contra o América, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, na vitória do time de Santa Catarina, por 1 a 0.
Outras negociações
Com a provável permanência de Everaldo, a tendência é que o América não procure mais jogadores no mercado da bola - mesmo com a possível recusa de Avaí por Raniele. Uma nova contratação só será feita em caso de uma oportunidade considerada 'imperdível'.
No momento, o clube não negocia a venda nem o empréstimo de nenhum atleta. O Coelho apenas deve oficializar a ida de Flávio ao Mirassol-SP nos próximos dias.
O América já anunciou cinco contratações para a próxima temporada: o zagueiro Wanderson, ex-Atlético-GO, o lateral-direito Nino Paraíba, ex-Ceará, o lateral-esquerdo Nicolas, ex-Athletico-PR, e os atacantes Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves, ex-Goiás e Cerro Porteño-PAR, respectivamente.
Além disso, o clube acertou a compra do meia Benítez junto ao Independiente-ARG e a renovação com o lateral-esquerdo/zagueiro Danilo Avelar, que estava emprestado pelo Corinthians em 2022.