O técnico Vagner Mancini projetou qual será a disputa do América na Série A do Campeonato Brasileiro em 2023. Em entrevista coletiva nessa sexta-feira (30/12), o comandante do Coelho citou o amadurecimento do time, que irá disputar a Primeira Divisão pelo terceiro ano consecutivo.
Mancini relembrou que o América foi uma surpresa nos dois últimos anos, terminando em oitavo lugar em 2021 e em 10º neste ano. Além disso, o clube se classificou duas vezes seguidas para competições internacionais - Copa Libertadores há dois anos e Sul-Americana nesta temporada.
"Se nós analisarmos os anos de 2021 e 2022 antes de começar o campeonato, talvez todo mundo colocaria o América como clube a brigar lá embaixo. Nós surpreendemos", iniciou o treinador.
Para o técnico, os atletas do Coelho estão mais adaptados à disputa da Série A e por isso podem falar 'com mais propriedade'.
"Eu acredito nisso, em uma continuidade do trabalho, em um time mais maduro, que já conhece o campeonato. Hoje os jogadores podem falar do Campeonato Brasileiro com mais propriedade, e em 2022 eles não podiam. Estamos voltando à Série A, e é difícil ter parâmetros", explicou.
Por fim, Mancini acredita que o América tenha grandes chances de emplacar mais um ano sem ser rebaixado. Ele espera competitividade da equipe para que isso ocorra.
"A partir do momento em que você está no terceiro ano seguido com quase a mesma base, você pode falar um pouco mais. Talvez o melhor time tecnicamente não seja o campeão brasileiro, como aconteceu nos últimos anos. Mas eu tenho certeza que um dos times mais competitivos, que é o que espero do América. Com certeza vai brigar e com grande possibilidade de se manter na Série A", projetou.
Série A mais difícil em 2023?
Vagner Mancini também imagina que a Série A da próxima temporada seja mais disputada. Em 2023, grandes equipes do futebol brasileiro retornam à Primeira Divisão - casos de Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco. Com exceção da Raposa, os outros três contam com investimentos maiores do que o do América.
"Esse ano que vamos entrar tem uma tendência do campeonato ser mais disputado, mais forte, com equipes maiores. Mas essas equipes maiores também podem se desestabilizar a partir do momento em que estiverem lá em baixo. O peso para uma equipe dessas fazer parte da parte de baixo da tabela também eleva a um desespero maior", disse Mancini.
Ainda assim, na visão de Mancini, esses grandes clubes podem passar por momentos de maior pressão caso não tenham um bom começo de campeonato, o que deve favorecer o América.
"Temos que entender o campeonato, saber que, da mesma forma que o elenco te gera pontos importantes, você também remontar uma equipe para jogar o Campeonato Brasileiro - o que essas equipes vão passar - porque não vão disputar a Série A com o mesmo time da Série B. Vão tentar buscar um entrosamento no Estadual para chegarem no Brasileiro, enquanto algumas equipes que permaneceram já vêm com uma locomotiva desde 2022", explicou.
O América estreia na próxima temporada contra o Pouso Alegre, no dia 22 de janeiro, domingo, às 18h30. A partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, será disputada no Manduzão, em Pouso Alegre.