Mancini admitiu a chateação do América com o empate diante do Atlético-GO (Foto: Mourão Panda/América)


O técnico Vagner Mancini viu um América abaixo do seu padrão no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, neste domingo (13/11), no Independência. O Coelho dependia de uma vitória para ir à Libertadores, mas acabou com vaga na Sul-Americana com o resultado na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.



Dugout

 
Em entrevista coletiva, o treinador admitiu o desempenho abaixo de sua equipe. Ele acredita que a ansiedade pela vitória atrapalhou os jogadores ao longo da partida. 
 
"Acho que o América poderia ter apresentado um futebol um pouco mais justo nas suas ações. O América se perdeu um pouco na ansiedade, se precipitou em alguns momentos onde deveria ter um pouco mais de posse de bola, não arriscar um cruzamento, o passe, manter a posse de bola. Isso, ao longo do jogo, vai se agravando", analisou.
 
O empate deixou o América em 10º lugar, com 53 pontos - igualando o recorde do clube nos pontos corridos da Série A. Além da ida à 'Sula', o Coelho foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Mineiro e da Libertadores, e nas quartas de final da Copa do Brasil. 



 
O principal objetivo na temporada foi conquistado: permanecer na elite do futebol brasileiro. Para Mancini, isso é motivo para exaltar a campanha do time em 2022.
 
"De uma maneira geral, temos que exaltar a campanha do América, que foi muito boa. Especificamente hoje não fizemos um bom jogo, dentro do padrão que tínhamos. Fico chateado porque o torcedor veio, aplaudiu no final, então queríamos dar de presente mais uma vez essa vaga na Libertadores, mas infelizmente não foi possível", afirmou.


 

América na Sul-Americana

 
Mancini também comentou qual foi o sentimento dentro do vestiário do América após o empate. Segundo ele, houve um 'misto de emoções': lamentação pela quase classificação à Libertadores, mas a valorização por disputar um torneio continental pela segunda temporada consecutiva. 




 
"Foi um misto de emoções diferentes na hora que chegamos ao vestiário. A Sul-Americana, a partir do momento em que a Libertadores estava muito perto e dependia só de você, é óbvio que houve lamentação. Mas acima de tudo nós temos a oportunidade de jogar uma taça Sul-Americana. Isso tem que ser valorizado também. Talvez, a Sul-Americana nos dê um tempo de preparação e atenção maior ao Campeonato Mineiro", disse.
 
Ainda de acordo com o relato de Mancini, todos ficaram aborrecidos por não terem atingido a vitória, mas a própria diretoria do clube exaltou o que foi feito na temporada. 
 
"Todos estavam chateados e aborrecidos, porque tivemos a oportunidade para ganharmos o jogo e não alcançamos o objetivo número um, que era a vitória simples hoje. Vi muita gente chateada, mas ao mesmo tempo sabendo que, o que fizemos ao longo da temporada, que foi valorizado pela nossa diretoria (...). É óbvio que todo mundo gostaria de ter vencido para fechar com chave de ouro", afirmou.
 
O Coelho volta a campo apenas em 2023. A partir deste domingo, os jogadores entram de férias, e a diretoria intensifica o processo de renovação de contratos e contratações para a próxima temporada.