Benítez foi o grande destaque do América no empate com o Atlético-GO (Foto: Mourão Panda/América)


O América dependia de uma vitória para se classificar à Copa Libertadores de 2023, mas empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO neste domingo (13/11) e não entrou no G8 do Campeonato Brasileiro. O Coelho ficou com um a mais durante todo o segundo tempo, mas não conseguiu virar sobre o Dragão no Independência e irá disputar a Copa Sul-Americana em 2023.




 
O time goiano saiu na frente com Dudu, aos 17' do primeiro tempo. Aos 52', Henrique Almeida descontou para o time mineiro, que ainda voltou a balançar a rede com Conti, já nos acréscimos, mas o gol foi anulado pelo VAR. 
 
Com o resultado, o América terminou a Série A em 10º lugar, com 53 pontos - igualando o recorde do clube nos pontos corridos da competição. O Atlético-GO, por sua vez, ficou em 18º, com 36 pontos, e foi rebaixado à Série B.
 
O Coelho volta a campo apenas em 2023. A partir deste domingo, os jogadores entram de férias, e a diretoria intensifica o processo de renovação de contratos e contratações para a próxima temporada.



 

O jogo

 
Precisando apenas de uma vitória para se classificar à Libertadores, o América começou melhor na partida. A partir de triangulações no canto esquerdo do ataque, Marlon, Benítez e Henrique Almeida tentavam explorar o espaço entre zagueiro e lateral do Atlético-GO.
 
Além disso, o Coelho apostou na marcação pressão, com altas linhas de marcação. Apesar de não ter criado nenhuma grande oportunidade nos primeiros 15', os donos da casa finalizaram seis vezes ao gol, sendo várias bolas aéreas. 
 
Ainda assim, foi o Dragão quem abriu o placar. Em boa jogada pelo meio, a bola caiu em Shaylon, Marlon cortou no último instante, mas Dudu aproveitou a sobra e finalizou rasteiro entre a trave e Cavichioli: 1 a 0 aos 17'.



 
Após se recuperar do baque, o América voltou a assustar a defesa dos visitantes por volta dos 25'. Na sequência, Everaldo, Benítez e Felipe Azevedo finalizaram, mas nenhuma em direção ao gol.
 
Aos 39', o VAR chamou Leandro Vuaden para analisar uma possível cabeçada de Willian Maranhão em Everaldo. Ao ver o lance na cabine, o árbitro concordou com a revisão e expulsou o volante do Atlético-GO, que deixou o campo reclamando da não marcação de dois pênaltis.
 
Com um a mais, o América se lançou ao ataque. Benítez explorou muitos chutes de fora da área, mas sem sucesso. Henrique Almeida ainda cabeceou com perigo antes de empatar a partida para o Coelho aos 52'. Em jogada bem trabalhada, Benítez recebeu na entrada da área e colocou o atacante na cara do goleiro para igualar o marcador: 1 a 1.



 
Segundo tempo
 
No intervalo, Mancini tirou Felipe Azevedo para a entrada de Matheusinho, que assumiu a ponta-direita, enquanto Everaldo foi para a esquerda. Logo aos 2', Marlon quase virou para o América após rebatida da zaga.
 
Aos 10', em falta cobrada na ponta-esquerda, Wanderson subiu sozinho na grande área e marcou de cabeça para colocar o Dragão na frente. No entanto, o VAR revisou o lance e assinalou impedimento do zagueiro, anulando o gol.
 
Nos minutos seguintes, o América se estabeleceu novamente no ataque, mas não conseguia infiltrar na defesa do Atlético-GO. Everaldo, por meio de finalizações de longe, era o jogador que mais oferecia perigo.



 
Aos 35', Wellington Paulista quase marcou de cabeça, mas a bola saiu raspando a trave do goleiro Renan. Seis minutos depois, Conti teve nova chance em bola cruzada por Benítez, mas também desperdiçou.

No fim, o América exerceu grande pressão, mas não conseguiu a virada. Conti chegou a balançar a rede aos 50', mas o VAR anulou o gol pelo fato de a bola ter pegado na mão do zagueiro argentino. Fim de jogo com tristeza dos mandantes no Independência.


 

AMÉRICA 1 X 1 ATLÉTICO-GO

 
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric, aos 27' do 2ºT), Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar, aos 24' do 2ºT); Alê (Índio Ramírez, aos 13' do 2ºT), Juninho e Benítez; Everaldo, Felipe Azevedo (Matheusinho, no intervalo) e Henrique Almeida (Wellington Paulista, aos 13' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
 
Atlético-GO
Renan; Dudu (Rhaldney, aos 36' do 2ºT), Lucas Gazal, Wanderson e Jefferson; Marlon Freitas, Willian Maranhão e Wellington Rato (Jorginho, no intervalo); Luiz Fernando (Airton, aos 31' do 2ºT), Churín (Kelvin, aos 36' do 2ºT) e Shaylon (Edson Fernando, aos 41' do 1ºT)
Técnico: Eduardo Souza
 
Gols: Dudu, aos 17' do 1ºT (ATL); Henrique Almeida, aos 52 do 1ºT (AME)
Cartões amarelos: Alê, Everaldo e Juninho (AME); Jorginho, Eduardo Souza (técnico) e Edson Fernando (ATL)

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte-MG
Data e horário: domingo, 13 de novembro, às 16h
 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)