América e Atlético-GO se enfrentam no domingo, às 16h, no Independência (Foto: Divulgação/América)


O América enfrentará um Atlético-GO desesperado para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Em 17º lugar, com 35 pontos, o time goiano precisa vencer o Coelho, torcer por uma derrota do Cuiabá e ainda tirar uma diferença de seis gols no saldo.



Dugout

 
O Cuiabá está na 16ª posição, com 38 pontos, e encara o Coritiba na última rodada, na Arena Pantanal. Na combinação de resultados, o Atlético-GO terá que vencer, por exemplo, por 1 a 0, e o Dourado ser derrotado por 5 a 0. Um triunfo por 2 a 0, com derrota do rival por 3 a 0, e assim por diante, também é vantagem para os goianos.
 
Neste cenário, o número de vitórias (9) e o saldo de gols seria igual, mas a equipe de Goiás ficaria à frente por ter mais gols marcados no campeonato. Os resultados são tão improváveis que o Departamento de Matemática da UFMG coloca o Dragão com 99,4% de chance de rebaixamento.
 
Pelo lado do América, a matemática é a seguinte: no caso de vitória, a equipe garante uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Já com o empate dependeria de outros resultados. Derrota deixa o time sem chances de classificação. Veja aqui as contas.
 
O Coelho receberá o Atlético-GO no domingo (13/11), às 16h, no Independência, no mesmo dia e horário de Cuiabá x Coritiba.