América tenta encurtar distância para o oitavo colocado e se manter forte na briga por Libertadores (Foto: Mourão Panda/América)


O América recebe o vice-líder Internacional em busca de se recuperar no Campeonato Brasileiro, voltar a vencer no Independência e colar no G8 em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Os times entram em campo às 16h desta quarta-feira (2/11), pela 35ª rodada da Série A, em jogo que pode 'definir' o título do torneio.



 
O Coelho está a apenas cinco pontos do oitavo colocado, o São Paulo, que empatou por 2 a 2 com o Atlético nessa terça-feira. Em 11º lugar, o time mineiro soma 46 pontos e se vê pressionado há quatro rodadas do fim da competição.
 
O América não vence em casa há três jogos - pior sequência da equipe na atual temporada. São três derrotas consecutivas por 2 a 1 para São Paulo, Fortaleza e Flamengo.
 
Na rodada passada, o time esteve à frente do Goiás em duas oportunidades, mas levou um gol nos acréscimos e empatou em 2 a 2 no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Titular na lateral-direita, Raúl Cáceres elogiou o desempenho da equipe, mas pediu maior concentração contra o Inter.



Dugout

 
"Será um jogo muito difícil. O Inter é um time que tem muita qualidade. Eu acho que precisamos manter a mesma atitude que tivemos contra o Goiás, melhorando um pouco a concentração, porque conseguimos estar em vantagem durante duas vezes no jogo e levamos o empate", afirmou o jogador, em entrevista coletiva.
 

Inter em boa fase e na luta pelo título

 
O Internacional garantiu a classificação à fase de grupos da próxima Libertadores ao vencer o Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre. Para seguir na luta pelo título do Brasileiro, o Colorado precisa vencer o América e torcer por um tropeço do líder Palmeiras. 
 
Dugout

A equipe gaúcha tem 64 pontos e 17 vitórias, contra 74 pontos e 21 triunfos dos paulistas. Ou seja, nem mesmo o empate deixa o Inter com chances de levantar a taça. 



 
Contra o Coelho, o Colorado quer manter a ótima fase. O time comandado pelo técnico Mano Menezes não perde há 14 jogos na temporada, com nove vitórias e cinco empates nesse período. 
 
Os resultados deixam o adversário do Coelho com a segunda melhor campanha do returno do Brasileiro, com 34 dos 45 pontos conquistados em 15 jogos, atrás apenas do Palmeiras, que soma 35 pontos.
 

Escalações

 
O técnico Vagner Mancini tem três desfalques certos no América: o lateral-direito Patric e o meia Matheusinho, suspensos. Além deles, Emmanuel Martínez está fora da temporada com uma lesão no pé direito.



 
Por outro lado, Marlon, Benítez e Everaldo realizam transição física e podem retornar contra o Inter. Outra dúvida na escalação é no ataque, em que Wellington Paulista, Mastriani e Henrique Almeida disputam posição.
 
No lado do Inter, o volante Liziero (dores no joelho esquerdo), o meia-atacante Taison (com febre) e o atacante Mikael (entorse no tornozelo direito) são ausências.
 
Por outro lado, retornam ao time três titulares: o lateral-direito Fabrício Bustos, o volante Johnny e o atacante Alemão. Eles foram desfalques contra o Ceará em por causa de uma virose.



 
A única dúvida na escalação do time gaúcho é na zaga. Considerado titular, o Gabriel Mercado está recuperado de uma lesão na panturrilha direita e disputa posição com Rodrigo Moledo.
 

AMÉRICA X INTERNACIONAL

 
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Conti, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo (Aloísio), Felipe Azevedo e Wellington Paulista (Mastriani ou Henrique Almeida)
Técnico: Vagner Mancini
 
Internacional
Keiller; Fabrício Bustos, Rodrigo Moledo (Mercado), Vitão e Renê; Johnny, Edenilson, Carlos de Pena, Alan Patrick e Pedro Henrique; Alemão
Técnico: Mano Menezes
 
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte-MG
Data e horário: quarta-feira, 2 de novembro, às 16h
Transmissão: Premiere
 
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Farinha (RJ) e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA/RN)