América disputou nove jogos desde a saída de Pedrinho (Foto: Mourão Panda/América)


Não há dúvidas que Pedrinho faz falta tecnicamente ao América. Mas será que a saída do atacante para o Lokomotiv impactou diretamente no aproveitamento do time na Série A do Campeonato Brasileiro? Veja, a seguir, a comparação com números.



Dugout

 
Negociado pelo RB Bragantino, o jovem de 22 anos se transferiu para o clube russo em 8 de setembro. O Coelho recebeu aproximadamente R$ 1,3 milhão pela taxa de vitrine - cerca de 5% dos R$ 26 milhões da venda.
 
Desde então, o América disputou nove jogos, com três vitórias, dois empates e quatro derrotas - aproveitamento de 42,8%. O desempenho fica abaixo dos 49,1% conquistados com a presença de Pedrinho em campo. 
 
O atacante participou de 19 jogos do time no Brasileiro. Neste recorte, o América venceu oito partidas, empatou quatro e foi derrotado em sete oportunidades. 



 
Ainda que o aproveitamento seja, de certa forma, similar, o técnico Vagner Mancini perdeu seu principal jogador de velocidade, restando apenas Everaldo e Gustavinho com essa característica. O selecionado para a ponta-esquerda foi Felipe Azevedo, um atleta mais tático e que oferece menos em duelos 1 x 1.
 
Além disso, Pedrinho ainda é o artilheiro da equipe no campeonato, ao lado de Aloísio, Henrique Almeida e Felipe Azevedo, todos com quatro gols. Ele também é segundo com mais dribles certos por jogo - atrás de Paulinho Boia, outro já deixou o América. Os números são do Sofascore.
 
Na tabela de classificação, o América deixou a oitava posição e caiu para o 11º lugar, com 46 pontos - quatro a menos que o São Paulo, último time do G8.  
 
Veja, abaixo, os desempenhos do América com e sem Pedrinho na Série A. A reportagem selecionou esta competição pelo fato de o Coelho ter disputado apenas jogos neste torneio desde a saída do jogador.



 
América com Pedrinho no Brasileiro
19 jogos, 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas 
Aproveitamento: 49,1%
Conquistou 28 dos 57 pontos possíveis
 
América sem Pedrinho no Brasileiro
14 jogos, 5 vitórias, 3 empates, 7 derrotas 
Aproveitamento: 42,8% 
Conquistou 18 pontos em 42 possíveis
 
América desde a saída de Pedrinho no Brasileiro
9 jogos, 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas
Aproveitamento: 40,7%
Conquistou 11 dos 27 pontos possíveis

*Contabilizando os jogos em que ele não foi utilizado, mas estava no elenco