Flamengo superou o América neste sábado, no Independência (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)


O América ampliou o jejum em partidas contra o Flamengo. Neste sábado, o Coelho foi superado pelo rubro-negro por 2 a 1, no Independência, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tabu agora é de 13 jogos sem vencer os cariocas. 



Dugout


Em 18 jogos entre os clubes, são 11 vitórias rubro-negras, cinco empates e apenas duas vitórias alviverdes. A última vez em que o América triunfou sobre o Flamengo ocorreu em 18 de outubro de 2000, pela primeira fase da Copa Havelange, o  Brasileirão daquele ano.

Na ocasião, os donos da casa abriram o placar com Petkovic, mas Zé Afonso igualou o placar no Maracanã ainda no primeiro tempo. O atacante garantiu a virada história para o Coelho ao marcar novamente aos 36 minutos do segundo tempo.
 
A outra vitória americana foi a única da história em Belo Horizonte, mas no Mineirão. Em 11 de novembro de 1972, o time mineiro bateu o Flamengo com gols de Tião e Ely Mendes também pela primeira fase da Copa Havelange. 



 
Na época, Yustrich levou a melhor no duelo fora de campo com Zagallo, que havia sido técnico do tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira dois anos antes, em 1970.



Situação no Brasileiro


Esta foi a terceira derrota seguida do América em casa na Série A. Na rodada passada, o time de Vagner Mancini perdeu para o Fortaleza, também por 2 a 1. Anteriormente, caiu diante do São Paulo, pelo mesmo placar. 

O resultado deixa o Coelho na oitava posição do Brasileiro, com 45 pontos, dois a menos que o Atlético, que fecha o G7.  A equipe alviverde corre o risco de perder a posição na tabela até o complemento da rodada. 

Já o Flamengo, que acabara de vencer a Copa do Brasil e prioriza a decisão da Libertadores contra o Athletico-PR, está em terceiro lugar do Brasileiro, com 58 pontos.