O América tenta encerrar a fase irregular para se manter firme na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Nas últimas seis rodadas, a equipe venceu três, mas sofreu derrotas logo após os triunfos e não conseguiu 'engatar' uma sequência positiva no Campeonato Brasileiro.
O momento inconstante do Coelho teve início depois de sequência de nove jogos sem perder – maior série do clube na história dos pontos corridos da Série A. Na 28ª rodada, a equipe foi superada por 2 a 1 pelo Cuiabá na Arena Pantanal. Antes, venceu o Corinthians por 1 a 0 no Independência.
Em seguida, voltou a conquistar três pontos com o triunfo por 2 a 1 sobre o Ceará, na Arena Castelão, mas foi derrotada de virada por 2 a 1 pelo São Paulo, com gol de Alisson nos minutos finais da partida no Independência.
Nas duas últimas rodadas, o roteiro se repetiu: vitória fora de casa, com 2 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, e derrota por 2 a 1 no Horto, desta vez para o Fortaleza. Após o resultado negativo, o técnico Vagner Mancini falou sobre o desempenho do time e lamentou a oscilação.
"Ficamos chateado, porque esperávamos outro resultado. A gente entende o torcedor, que deve estar mais chateado do que a gente até, mas é o Brasileiro. Vai ter dia em que a equipe não vai apresentar um bom futebol e, infelizmente, foi hoje", disse.
"Existem dias que a gente vê um desempenho geral. Acho que coletivamente não foi bem. Individualmente, oscilamos, alguns bons momentos, outros não. Mas foi uma equipe que brigou o jogo inteiro", complementou o treinador.
América na briga por Libertadores
Oitavo colocado na classificação, com 45 pontos, o América tentará se recuperar contra o Flamengo. As equipes se enfrentarão no sábado (22/10), às 19h, no Independência, pela 33ª rodada do Brasileiro.
A transformação do G6 em G8 é iminente na Série A. Isso porque o Flamengo (3°) está envolvido na final da Copa do Brasil com o Corinthians (5°) e na decisão da Libertadores com o Athletico-PR (6°).
Caso os três clubes se confirmem entre os seis primeiros da Série A, a competição nacional dará oito vagas para a próxima edição da Libertadores.
Caso os três clubes se confirmem entre os seis primeiros da Série A, a competição nacional dará oito vagas para a próxima edição da Libertadores.
Com isso, o Coelho tem 40,1% de chance de se classificar à Libertadores, mas vê os rivais se aproximarem e pode ser ultrapassado por Fortaleza, Botafogo e Santos na próxima rodada. Os números são do Departamento de Matemática da UFMG.