Thiago Galhardo marcou os dois gols do Fortaleza na vitória sobre o América (Foto: Bruno Oliveira/FEC)


Mesmo com um jogador a mais em boa parte do segundo tempo, o América produziu pouco e perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 na noite deste sábado (15/10), no Independência, em Belo Horizonte. O jogo, válido pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, era um confronto direto por vaga na Copa Libertadores de 2023.



 
Dugout
 

O sábado à noite no Horto contou com expulsão, "hat-trick anulado", e pênalti. As grandes emoções do segundo tempo, no entanto, não refletiram uma grande partida do Coelho, que foi inoperante ofensivamente e se viu derrotado pelo Leão. No duelo, os gols foram marcados por Thiago Galhardo (2x) para o Fortaleza e Wellington Paulista para o América.

 

Com o resultado, o Coelho se manteve na 8ª posição, com 45 pontos, mas viu o próprio Fortaleza encostar na tabela. A equipe cearense, agora, é a 9ª colocada, com apenas um ponto a menos.


O próximo compromisso do América é contra o Flamengo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Independência, às 19h do próximo sábado (22/10).




O jogo


A partida teve um início equilibrado, com o América buscando controlar a posse de bola e ditar o ritmo do jogo. Apesar disso, logo aos 3 minutos, Robson, do Fortaleza, foi lançado com liberdade na direita. Ele entrou na área e chutou cruzado para boa defesa de Matheus Cavichioli. Pouco depois, o Coelho tentou responder com finalização de fora da área de Felipe Azevedo, mas Fernando Miguel agarrou.

Com o decorrer da partida, o América demonstrava qualidade na troca de passes e conseguia, aos poucos, "empurrar" o Leão para o campo de defesa. Matheusinho e Henrique Almeida tiveram chances de marcar. O principal problema encontrado pelo Coelho era a saída de bola: por muitas vezes, a equipe de Mancini tinha pressa e forçava o jogo, erroneamente, com lançamentos longos.

Na metade do primeiro tempo, um chute forte e desviado de Pedro Rocha assustou os torcedores do América, mas a bola saiu rente à trave. O time mineiro respondeu com uma jogada ensaiada que terminou em finalização de Marlon, também para fora. Em determinado momento, Mancini trouxe Gustavinho por dentro e abriu Matheusinho pela direita.



Aos 33 minutos, Thiago Galhardo abriu o placar para o Fortaleza. Pedro Rocha conduziu por dentro com liberdade e acionou o atacante, que infiltrava em diagonal. Com categoria, ele aproveitou a saída de Cavichioli e tocou no canto para balançar as redes: 1 a 0. Na reta final da etapa inicial, o América controlou a posse, mas pouquíssimo agrediu o Leão - especialmente pela improdutividade no terço final, além da baixa movimentação.

Segundo tempo


No intervalo, Mancini promoveu duas alterações. Gustavinho e Henrique Almeida, que produziram pouco no primeiro tempo, foram substituídos por Benítez e Mastriani.

O América tentou impor volume desde o começo, povoando o campo de ataque com mais movimentação e velocidade. O Fortaleza, no entanto, se defendia com consistência e apostava em linhas baixas para ganhar espaço no momento de contra-atacar. Ainda no início do segundo tempo, Felipe Azevedo deixou o campo para a entrada de Aloísio.




Com o decorrer do tempo, o Coelho era cada vez menos produtivo. Encaixotado na marcação do Leão, o time de Mancini demonstrava problemas criativos e sequer infiltrava na área adversária.

A primeira ótima oportunidade da etapa complementar foi criada pelo Fortaleza. Já aos 26 minutos, em contra-ataque rápido, Juninho Capixaba foi acionado com liberdade pela esquerda e finalizou para que Cavichioli espalmasse. Pouco após o lance, Caio Alexandre, do Leão, fez nova falta em Aloísio e acabou expulso por receber o segundo cartão amarelo.

Mancini promoveu a entrada de Wellington Paulista no lugar de Juninho, em tentativa de conferir maior ofensividade ao Coelho. Já na reta final, Thiago Galhardo foi acionado com liberdade nas costas da defesa do América e, mais uma vez, finalizou com frieza na saída de Cavichioli: 2 a 0.



 
Minutos depois, Juninho Capixaba recebeu livre na esquerda. Ele encobriu o goleiro do Coelho na saída, e Galhardo apareceu na linha do gol para empurrar para as redes. Apesar disso, o tento foi anulado por posição irregular do atacante do Fortaleza.
 
Logo em seguida, o América teve pênalti assinalado. Wellington Paulista cobrou com frieza e diminuiu o placar: 2 a 1. A pressão americana na reta final não foi suficiente para que a equipe de Mancini empatasse a partida. Resultado amargo no Independência em noite de pouca produtividade ofensiva.

AMÉRICA 1x2 FORTALEZA

 
América
 
Matheus Cavichioli; Luan Patrick, Ricardo Silva, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Alê, Juninho (Wellington Paulista) e Matheusinho; Gustavinho (Benítez), Felipe Azevedo (Aloísio) e Henrique Almeida (Mastriani).



Técnico: Vagner Mancini
 
Fortaleza
 
Fernando Miguel; Tinga, Titi, Emanuel Brítez e Juninho Capixaba; Caio Alexandre, Zé Welison e Hércules; Pedro Rocha (Romarinho), Robson (Lucas Crispim) e Thiago Galhardo.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
 
Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 15 de outubro de 2022
Local: Independência, em Belo Horizonte
 
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Gols: Thiago Galhardo (2x) (Fortaleza, aos 33' do 1°T e aos 37' do 2°T); Wellington Paulista (América, aos 45' do 2°T)
Cartões amarelos: Henrique Almeida (América); Tinga, Caio Alexandre, Romarinho (Fortaleza)
Cartão vermelho: Caio Alexandre (Fortaleza)