América receberá o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Marina Almeida/América)


A missão é clara: conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Com esse intuito, o América recebe o Fortaleza em um jogo que é visto como um confronto direto pelo clube mineiro. A partida é válida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Mineiro e será disputada às 20h30 deste sábado (15/10), no Independência, em Belo Horizonte.




Apesar de algumas oscilações recentes, o Coelho faz mais um bom Brasileirão. Neste momento, os comandados de Vagner Mancini ocupam a 8ª colocação, com 45 pontos, e se veem na mesma briga que o rival Atlético, mesmo com um orçamento mais de sete vezes menor.

Na 31ª rodada, o América bateu o Fluminense no Maracanã pela primeira vez na história. O triunfo por 2 a 0 teve gols de Juninho e Matheusinho. Com o resultado, o clube mineiro também igualou seu recorde de vitórias nos pontos corridos da Série A: 13.

Vencer o Fluminense também fez com que o Coelho alcançasse os 45 pontos, "número mágico" pela permanência na elite nacional, pelo segundo ano consecutivo. A briga, agora, é para ir mais uma vez além, conquistando vaga na Libertadores pela segunda vez.




Briga por vaga na Libertadores


Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, considerando apenas o G6 como classificatório para o torneio continental, o América tem 22,1% de chances de ficar com uma das vagas. No caminho, o próximo adversário é o Fortaleza, que ocupa a 10ª colocação, com 41 pontos, e também sonha em voltar a jogar a Libertadores.

"É uma equipe que joga de forma parecida com a nossa. Eu espero um jogo duríssimo em casa. O Fortaleza tem essa marcação alta, fez isso contra o próprio Fluminense. É um jogo de detalhes, assim como todos. Mas o perfil para esta partida eu acredito que seja duas equipes marcando forte, jogando em transição e em saída de contra-ataque", destacou o técnico Vagner Mancini.

"Nós vamos em busca dessa vaga na Libertadores. Sei que tem muita gente de peso brigando, mas o América quer ser mais um time nesta lista. Nós vamos em busca. Faltam 21 pontos a serem jogados e pelo retrospecto da nossa equipe nos últimos 15 jogos temos o direito de sonhar sim", enfatizou o treinador.




Momento do Fortaleza


O Leão também vive boa fase na Série A, com a 3ª melhor campanha do returno, ocupando a 10ª colocação, com 41 pontos. Na última rodada, o Fortaleza bateu o Avaí, no Nordeste, por 2 a 0.

Próximo adversário do América no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza tem a terceira melhor campanha do segundo turno. A equipe cearense venceu oito jogos, empatou dois e perdeu dois - 72,2% de aproveitamento. 
 
O desempenho do Leão, que ocupa a nona posição na classificação, só é pior que o do líder Palmeiras (77,8%) e o do vice-líder Internacional (75%). Oitavo colocado, o América tem a quarta melhor campanha do returno e conquistou 66,7% dos 36 pontos que disputou. 

Sob o comando de Vagner Mancini, o time americano tem sete vitórias, três empates e duas derrotas na segunda metade do Brasileirão.

Quem jogará no América?


O América conta com o retorno do atacante Aloísio, que cumpriu suspensão automática diante do Flu. No departamento médico do clube mineiro, o meia Emmanuel Martínez segue em tratamento de lesão.



O Coelho também conta com o retorno do lateral-direito Raúl Cáceres, recuperado de lesão. Quem também voltou a treinar ao longo da semana de preparação foi o zagueiro/volante Lucas Kal, que deve retornar ao time titular.

Como Mancini tem promovido um grande rodízio, é impossível prever a formação americana com convicção. Diante disso, há possibilidades de mudanças em todos os setores.

FICHA TÉCNICA


América

Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Luan Patrick), Ricardo Silva (Iago Maidana), Éder e Marlon; Lucas Kal,  Juninho e Alê (Matheusinho); Everaldo, Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Mastriani).



Técnico: Vagner Mancini

Fortaleza

Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Juninho Capixaba; Lucas Crispim, Ronald, Caio Alexandre e Moisés (Otero); Pedro Rocha e Thiago Galhardo.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Motivo: 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 15 de outubro de 2022, às 20h30
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP) e Daniel Luís Marques (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: Premiere e tempo real do Superesportes