O presidente do Botafogo, Durcesio Mello, disse que o investidor norte-americano John Textor ficou próximo de comprar o América. A negociação não prosperou porque ele foi convencido pela Matix Capital a adquirir as ações da SAF do Fogão.
"Na verdade, o John Textor ia comprar o América. Eles (Matix Capital) convenceram de que dava para comprar o Botafogo. Ele disse: 'Mas o Botafogo é muito grande, não vai dar'. Não que o América não seja grande, mas não com a história do Botafogo. E ai, eles convenceram o John de que dava para comprar o Botafogo em dezembro. A nossa negociação não foi nem 30 dias. A gente já tinha tudo pronto, números, tudo", disse Durcesio, em entrevista ao Podcast Resenha com TF.
O presidente do Botafogo revelou outras propostas para o clube carioca. "Um fundo americano ficou muito próximo de comprar. Ia aportar a mesma coisa que o John Textor. Era um fundo, eles ainda iam capitar parte do dinheiro. O John já chegou com o dinheiro em mãos".
SAF do América
O América tem negociações avançadas com o empresário Robert Platek para a venda de parte das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
No momento, o clube mineiro conversa apenas com o investidor norte-americano, que pediu exclusividade até o fim das negociações. Ambos estão em fase de trocas de documentos e, caso haja um acordo final, a proposta será levada ao conselho do América.
Platek se tornou proprietário do Spezia em fevereiro de 2021, após assumir 100% das ações da empresa Orlean Invest, holding do empresário italiano Gabriele Volpi.
De acordo com a imprensa italiana, Platek teria investido por volta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões na época) para fazer a aquisição. Na temporada 2021/2022, o Spezia - clube de porte baixo/médio da Itália, ficou em 16º no campeonato nacional.
Além da equipe italiana, Platek é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O primeiro teve uma boa temporada, ao conseguir o acesso à Primeira Divisão, enquanto o segundo foi rebaixado.
No final de 2019, o empresário também tentou comprar o Sunderland, da Inglaterra, mas as negociações não avançaram.
Saiba mais