América ficou no empate com o São Paulo no Independência (Foto: Mourão Panda / América)


Em jogo movimentado, o América foi derrotado por 2 a 1 pelo o São Paulo nesta quinta-feira (6/10), no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi marcado por Alisson, aos 47’ do segundo tempo. 



Dugout

 
Com o resultado, o Coelho perdeu a oportunidade de colar de vez no G6, que tem o Athletico-PR na sexta colocação, com 48 pontos. O time mineiro, no entanto, segue na oitava posição, com 42 pontos.
 
O Tricolor Paulista, por sua vez, encostou na parte de cima na tabela. A equipe está na 10ª posição, com 40 pontos e um jogo a menos que os demais adversários. 

Na próxima rodada, o São Paulo enfrentará o Botafogo no domingo, às 16h, no Morumbi, em São Paulo. No mesmo dia, mas às 18h, o América visitará o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro. 




 

O jogo

 
O primeiro lance de perigo foi do São Paulo. Igor Vinicius recebeu cruzamento na ponta direita e finalizou, de voleio, próximo à trave americana. Apesar disso, foi o Coelho quem balançou as redes, logo aos 10'.
 
Alê roubou a bola no campo de ataque e tocou para Aloísio, livre, finalizar no canto direito de Felipe Alves, em chute que ainda bateu na trave antes de entrar: 1 a 0.
 
No momento do gol, o time paulista tinha mais posse de bola, mas eram os mineiros quem criavam mais oportunidades. Com a linha de marcação baixa, o Coelho tentava ser o mais vertical possível, principalmente pelas laterais do campo.



 
Calleri de cabeça, e Mastriani em chute de fora da área criaram novas chances para ambos os times. Logo depois, o São Paulo empatou em uma linda jogada. Luciano fez o porta-luz, recebeu livre na entrada da pequena área e rolou para Calleri marcar: 1 a 1.
 
Na sequência, Mastriani arriscou novamente de longe, e a bola passou muito perto do gol. Os visitantes ainda tiveram uma grande chance com Luciano, que cabeceou com perigo no fim do primeiro tempo. 
 
Segundo tempo 
 
Nos primeiros minutos da segunda etapa, o atacante tricolor voltou a criar nova oportunidade. Desta vez, lançou Rodrigo Nestor, que ficou cara a cara com Cavichioli, mas finalizou rasteiro, para fora. 



 
Aos 4', Luciano colocou o São Paulo na frente, mas o gol foi anulado porque a bola bateu na mão do camisa 11. Pouco tempo depois, Calleri sofreu falta na entrada da área, Nestor bateu rasteiro, e Cavichioli fez grande defesa. o São Paulo voltou melhor do intervalo e dominou os primeiros 10 minutos. 
 
A má fase do América no jogo fez com o que o técnico Vagner Mancini promovesse três mudanças de uma só vez. Arthur, Marlon e Matheusinho entraram nos lugares de Patric, Avelar e Aloísio, respectivamente.
 
As alterações surtiram efeito imediato. Em boa jogada, Matheusinho tocou para Juninho em profundidade. O volante cruzou, e Mastriani acertou o travessão de cabeça. 



 
Rogério Ceni respondeu pouco depois, com as entradas de Wellington e Alisson. Tanto o São Paulo, com Nestor, quanto o América, com Everaldo, criaram oportunidades, mas o jogo ficou truncado com muitas faltas.

Mais uma vez Luciano quase marcou após cruzamento de Nestor, mas a bola foi pela linha de fundo. O Tricolor Paulista voltou a ficar muito próximo do gol aos 35', quando Marcos Guilherme fez boa jogada, tocou na saída de Cavichioli, mas Éder tirou a bola em cima da linha. 
 
Aos 40', a bola sobrou para Alisson na pequena área, mas o meia-atacante parou em Cavichioli, que fez grande defesa. Aos 42,' foi a vez do América perder grande chance com Everaldo, que recebeu sozinho, mas finalizou para fora. 



 
O jogo caminhava para o empate, mas o São Paulo conseguiu marcar o gol da vitória aos 47'. Desta vez Alisson não desperdiçou o cruzamento de Marcos Guilherme e marcou de cabeça: 2 a 1.

O América ainda tentou exercer uma pressão no final, mas sem sucesso. Fim de jogo com vitória paulista. 
 

AMÉRICA 1 X 2 SÃO PAULO

 
América
Matheus Cavichioli; Patric (Arthur), Ricardo Silva, Éder e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Everaldo, Aloísio (Matheusinho) e Gonzalo Mastriani (Wellington Paulista)
Técnico: Vagner Mancini
 
São Paulo
Felipe Alves; Igor Vinicius (Alisson), Rafinha, Miranda, Léo e Reinaldo (Wellington); Pablo Maia (Igor Gomes), Rodrigo Nestor e Patrick (Marcos Guilherme); Luciano (André Anderson) e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
 
Gols: Aloísio, aos 10' do 1ºT (AME); Calleri, aos 34' do 1ºT (SP), e Alisson, aos 
Cartões amarelos: Danilo Avelar, Aloísio e Ricardo Silva (AME); Calleri, Pablo Maia, Miranda e Alisson (SP)
 
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 6 de outubro, às 20h
 
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Brígida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)