América também busca vencer o São Paulo pela primeira vez na temporada (Foto: Mourão Panda / América)


O objetivo do América no início da Série A do Campeonato Brasileiro era claro: assegurar a permanência. Nesta quinta-feira (5), às 20h, o clube ficará muito perto disso em caso de vitória sobre o São Paulo no Independência, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da competição.



Dugout

 
Isso porque o Coelho está na oitava posição, com 42 pontos, e pode atingir a 'pontuação mágica' dos 45 pontos, marca considerada segura para garantir a continuidade na elite do futebol brasileiro.
 
Ainda que vença nesta rodada, o clube mineiro ainda não garantirá matematicamente a permanência na Série A. Primeiro time no Z4, o Cuiabá tem 30 pontos e ainda pode tirar a diferença nos oito jogos que restam. 
 
No entanto, o Coelho tem apenas 0,006% de chance de rebaixamento, de acordo com o departamento de matemática da UFMG. Além disso, passou a olhar apenas para uma nova classificação à Copa Libertadores de 2023 há algumas rodadas devido ao bom desempenho no segundo turno.



 
O América é o quarto melhor time do Brasileiro desde a 19ª rodada. Em 10 jogos, teve seis vitórias, três empates e apenas uma derrota, somando 21 pontos. Na rodada passada, venceu o Ceará por 2 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza, e quer manter o ritmo contra o São Paulo para encostar no Athletico-PR, sexto colocado, com 48 pontos. 
 

Pressão no São Paulo


Há 10 anos sem conquistar um título internacional, o São Paulo perdeu a final da Sul-Americana para o Independiente del Valle-EQU, por 2 a 0, nesse sábado (1). A partida foi realizada no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
 
Com o vice-campeonato, o Tricolor Paulista, também eliminado da Copa do Brasil, corre o risco de não se classificar à Libertadores. Atualmente, o time é o 13º colocado na Série A, com 37 pontos.




Apesar da derrota na final da Copa Sul-Americana, o Tricolor Paulista não perde há quatro jogos na Série A. O último revés da equipe na competição ocorreu em 28 de agosto, quando foi superado por 1 a 0 pelo Fortaleza, no Morumbi, pela 24ª rodada.

Desde então, empatou em 1 a 1 com o Cuiabá e repetiu o mesmo placar diante do rival Corinthians antes de duas vitórias consecutivas. O time paulista venceu o Ceará fora de casa, por 2 a 0, e goleou o Avaí por 4 a 0 sob seus domínios. 

Retrospecto

 
Historicamente, o São Paulo leva a melhor nos duelos diante o América. No retrospecto geral dos jogos, os times se enfrentaram 20 vezes: os paulistas venceram 12 confrontos, os mineiros dois e seis terminaram em empate.



 
Nesta temporada, o Coelho chegou até mesmo a ser eliminado para o tricolor nas quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo tendo bom desempenho, principalmente no duelo de volta, no Independência, os alviverdes saíram com inferioridade de 3 a 2 no placar agregado.
 
Em contrapartida, um dos momentos mais simbólicos da história do América foi conquistado após uma vitória sobre o São Paulo. Em 2021, o Coelho aplicou um 2 a 0 nos paulistas, na 38ª rodada da Série A, e garantiu classificação à Copa Libertadores pela primeira vez desde sua fundação.
 
Na visão do técnico Vagner Mancini, o jogo será uma boa oportunidade de o América mostrar sua força.
 
"Há respeito muito grande, de ambos os lados, mas já está na hora de o América vencer o São Paulo. Temos um empate e duas derrotas. Acho que chegou o momento. Estou falando isso daqui, mas há muito respeito acima de tudo. E quando respeita o adversário você faz de tudo para vencê-lo", disse.



 

Desfalques e retornos

 
O América conta com a volta de três jogadores que estavam suspensos na rodada passada: os zagueiros Éder e Iago Maidana e o atacante Henrique Almeida. 
 
O primeiro é titular absoluto, enquanto os outros dois disputam uma vaga entre os 11 iniciais com Ricardo Silva e Gonzalo Mastriani. Outro que deve retornar é o lateral-esquerdo Marlon, poupado contra o Ceará
 
Os atacantes Wellington Paulista (trauma no antebraço direito) e Carlos Alberto (lesão na coxa esquerda) voltaram aos treinamentos nesta semana e estão à disposição de Vagner Mancini. Por outro lado, o lateral-direito Raúl Cáceres, com dores na coxa direita, e o meia Emmanuel Martínez, com um trauma no pé direito, devem ser ausências. 
 
Já o São Paulo não deverá ter novidades no time titular. A principal dúvida é na lateral direita, em que Igor Vinicius e Rafinha disputam posição. Seguem fora o por lesão o zagueiro Arboleda, lateral-direito Moreira e o volante Gabriel Neves 
 
O meia atacante Nikão realizou trabalhos de transição física na terça-feira, mas ainda não deve retornar contra o América. O meia André Anderson participou mais uma vez dos trabalhos com bola ao lado dos companheiros e será novidade no banco de reservas. 



 

AMÉRICA X SÃO PAULO

 
América
Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva (Iago Maidana), Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo, Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Gonzalo Mastriani)
Técnico: Vagner Mancini
 
São Paulo
Felipe Alves; Igor Vinicius (Rafinha), Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia;  Alisson, Rodrigo Nestor e Patrick; Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
 
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: quinta-feira, 6 de outubro, às 20h
Transmissão: SporTV e Premiere
 
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Brígida Cirilo Ferreira (FIFA/AL)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)