A negociação entre América e Robert Platek terá fim em novembro, seja com um desfecho positivo ou negativo. O Superesportes apurou, nesta quarta-feira (5/10), que este é o prazo para a conclusão do processo da venda da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Coelho.
No momento, o clube mineiro conversa apenas com o investidor norte-americano, que pediu exclusividade até o fim das negociações. Ambos estão em fase de trocas de documentos e, caso haja um acordo final, a proposta será levada ao conselho do América.
As negociações são conduzidas por Marcus Salum, presidente da SAF. O dirigente, que já realizou mais de 40 reuniões com o interessado, pedirá aprovação apenas depois de finalizar as etapas com Platek.
Ele não quer impor nada aos conselheiros, mas também entende que isso é necessário para que não aconteça a mesma coisa da última negociação. No começo deste ano, o América levou o princípio de acordo aos conselheiros, para depois finalizar o acerto com Joseph DaGrossa.
No entanto, após as vendas de Botafogo e Cruzeiro, o empresário pediu um aumento da porcentagem que seria cedida da SAF, e as conversas foram finalizadas sem um desfecho positivo. Agora, com Platek, a expectativa é positiva, mas ainda há a possibilidade de algum entrave.
Possível investidor do América
Possível investidor do América
Robert Platek é o dono da MSD Capital. Ele se tornou proprietário do Spezia em fevereiro de 2021, após assumir 100% das ações da empresa Orlean Invest, holding do empresário italiano Gabriele Volpi.
No processo de aquisição do Spezia não houve nenhuma participação do fundo MSD Capital, somente um investimento pessoal da família Platek.
No processo de aquisição do Spezia não houve nenhuma participação do fundo MSD Capital, somente um investimento pessoal da família Platek.
De acordo com a imprensa italiana, Platek teria investido por volta de 22 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões na época) para fazer a aquisição. Na temporada 2021/2022, o Spezia - clube de porte baixo/médio da Itália, ficou em 16º no campeonato nacional.
Além da equipe italiana, Platek é proprietário do Casa Pia, de Portugal, e do Sonderjyske, da Dinamarca. O primeiro teve uma boa temporada, ao conseguir o acesso à Primeira Divisão, enquanto o segundo foi rebaixado.