Juninho tem oito participações em gols pelo América (Foto: Mourão Panda / América)

 
Principal líder do América, Juninho passa por uma fase artilheira e se consolida, cada vez mais, como um dos destaques da equipe na temporada de 2022. O capitão marcou dois gols nos últimos três jogos e foi fundamental para as vitórias do Coelho.



 
O primeiro gol neste ano foi contra o Corinthians. Na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, Juninho recebeu livre de Mastriani na pequena área e apenas empurrou para garantir a vitória americana por 1 a 0 no Independência
 
Contra o Ceará, o volante não só balançou a rede novamente como deu assistência para o segundo gol do time, marcado por Felipe Azevedo. O América venceu por 2 a 1 na Arena Castelãp e se confirmou de vez na briga por uma vaga no G6, com 42 pontos na oitava colocação.
 
Esta foi a quinta assistência de Juninho na temporada. Ele estava empatado com Patric no quesito, mas ultrapassou o companheiro na estatística e agora é o líder isolado de passes para gol do Coelho em 2022. 



 

Elogios de Mancini e história no América

 
Juninho está há seis anos no América. Com 318 jogos, ele é o quarto jogador com mais partidas na história do clube, atrás apenas do ex-goleiro Tonho (325), do ex-volante Gaia (360) e do ex-goleiro Milagres (372). 
 
Além da fase artilheira, o meio-campista de 34 anos contribui muito com a parte tática e é um dos pilares do esquema de Vagner Mancini. O treinador, inclusive, rasgou elogios ao volante em entrevista recente. 
 
"O Juninho é um atleta diferenciado no nosso sistema de jogo porque ele coloca velocidade muitas vezes em um lance onde ninguém espera. Ele surge muito entre os zagueiros, entra na área", disse o técnico.



 
"Ele acaba me dando exatamente aquilo que eu preciso do sexto elemento no campo de ataque. Temos, geralmente, uma linha de quatro com um volante e cinco jogadores à frente. (...) Tem uma função muito importante, não só tecnicamente, taticamente, mas dentro do grupo também", completou.
 
Juninho tem 45 jogos pelo América nesta temporada. Ele deverá ser novamente titular na partida contra o São Paulo, marcada para às 20h de quinta-feira (6/10), no Independência, pela 30ª rodada da Série A.