O América venceu o Ceará por 2 a 1 na Arena Castelão, pela 29ª rodada do Brasileirão (Foto: Mourão Panda/América)


Com gols de Juninho e Felipe Azevedo, o América venceu o Ceará por 2 a 1 neste sábado (1/10), na Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Vina descontou para o Vozão no fim do jogo.



 
 
Dugout
 
O resultado foi extremamente importante para o Coelho, que vinha de derrota para o Cuiabá, na última quarta. A equipe americana está em oitavo no Brasileirão, com 42 pontos pontos - dois a menos que o sexto colocado Athletico Paranaense, primeiro time dentro do G6.

O América volta a campo na próxima quinta-feira (6/10), contra o São Paulo, pela 30ª partida do Brasileirão. A partida será disputada no Independência, em Belo Horizonte. Um dia antes, o Ceará enfrentará o Goiás, às 19h, no Castelão.

Juninho marca, e América abre o placar ainda na primeira etapa


Logo no início do jogo, quem levou perigo ao gol do América foi o lateral Nino Paraíba. Pelo lado direito, o atleta teve bastante espaço para chegar à linha de fundo e participou de algumas jogadas ofensivas do Ceará com cruzamentos e finalizações.




Após duas boas jogadas com Danilo Avelar, que explorou bem a fragilidade do lado esquerdo do Vozão, o Coelho abriu o placar em uma bela jogada coletiva. Aos 24', Patric cruzou do meio-campo para Aloísio, que tentou finalizar de bicicleta. Apesar de não ter acertado o gol, a bola encontrou o volante Juninho, que escorou para as redes: 1 a 0.

No final da etapa inicial, a árbitra Edina Alves Batista não poupou nenhum dos lados e fez uso de três cartões amarelos. Para o time americano, foram dois: o primeiro para Everaldo, advertido por retardar cobrança de falta, e o segundo para Aloísio, por chegada dura em Erick. Já Fernando Sobral, do Ceará, foi amarelado por falta em Mastriani. 

O primeiro tempo terminou com saldo positivo para o América, que, além de ter saído na frente no placar, conseguiu controlar o adversário e teve as melhores oportunidades da partida, principalmente após os 20 minutos.




Cavichioli do inferno ao céu no segundo tempo


A segunda etapa começou de forma intensa para Matheus Cavichioli, que foi do inferno ao céu em pouco tempo. No primeiro minuto, o goleiro por pouco não 'levou um frango'. Em chute de Mendoza, o camisa 1 quase colocou a bola dentro do próprio gol.

Aos 13', Cavichioli cometeu falta em Nino Paraíba dentro da área. Após longa revisão no VAR, a juíza marcou pênalti para o Ceará e o amarelou. Na cobrança, Jô tentou usar de uma longa paradinha para marcar, mas parou nas mãos do goleiro americano. 

Essa etapa também ficou marcada por diversos cartões por reclamação. O técnico Vagner Mancini, do Coelho, e os jogadores Richard e Mendoza, do Vozão, levaram amarelo por cobranças à equipe de arbitragem. 




Felipe Azevedo, que entrou aos 21', marcou o segundo América logo no minuto seguinte. O atacante recebeu passe do capitão Juninho e finalizou rasteiro. A bola ainda quicou, atrapalhando o goleiro João Ricardo, do Ceará.

Aos 48' Vina descontou para o Vozão com um golaço da entrada da área. Após bate-rebate, a bola sobrou para o meia, que esperou que ela quicasse e chutou na gaveta para fazer o primeiro e único tento dos cearenses neste sábado.

CEARÁ 1 X 2 AMÉRICA

 
Ceará
João Ricardo; Nino Paraíba, Fernando Sobral (Vina, no intervalo), Mendoza e Erick; Luiz Otavio, Gabriel Lacerda e Zé Roberto (Jô, no intervalo); Richard C., Victor Luis e Guilherme Castilho
Técnico: Lucho González
 
América
Cavichioli; Patric, Conti, Ricardo Silva e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho e Alê; Everaldo, Aloísio e Mastriani.



Técnico: Vagner Mancini
 
Gols: Juninho, aos 24' do 1ºT e Felipe Azevedo, aos 21' do 2ºT (América); Vina, aos 48' do 2ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Mancini, Ramírez, Cavichioli, Everaldo e Aloísio (AME); Richard, Mendoza e Fernando Sobral (CEA)

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará
Data e horário: sábado, 1º de outubro, às 15h
 
Árbitra: Edina Alves Batista (FIFA/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Matheus Delgado Candançan (SP)