América tem três desfalques para enfrentar o Cuiabá, mas conta com retorno de trio (Foto: João Zebral/América)


Invicto no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o América tenta dar mais um passo rumo à Copa Libertadores de 2023 nesta quarta-feira (28/9), às 21h, quando enfrenta o Cuiabá. A partida, válida pela 28ª rodada, será disputada na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.



Dugout

 
O Coelho está na oitava posição, com 39 pontos, e pode ultrapassar o Atlético com uma combinação de resultados. O rival está na sétima posição, com um ponto a mais, e enfrenta o líder Palmeiras no Mineirão. Além disso, o time também mira o Athletico-PR, sexto colocado, com 44 pontos.
 
Para se manter no topo da tabela, o América precisará manter a sequência positiva na competição. São nove jogos sem derrotas - sendo cinco vitórias neste período -, maior período de invencibilidade do clube na era dos pontos corridos. 
 
Com os bons resultados, o Coelho é o vice-líder do returno, tendo os mesmos 18 pontos do Palmeiras e com um a menos do que o Internacional. Internamente, o clube não fala mais em rebaixamento e pensa apenas em uma vaga na Libertadores. 



 

Momento negativo do rival

 
O Cuiabá não faz bom segundo turno. São apenas sete pontos conquistados em oito jogos. Pior do que isso: nas últimas 11 partidas, só venceu uma, contra o lanterna Juventude, em casa. São ainda cinco empates e cinco derrotas.
 
O desempenho como mandante da equipe mato-grossense não é bom. Em 13 jogos, são apenas três vitórias (foram ainda sete empates e três derrotas).
 
O Dourado é o quinto pior mandante da Série A nesta temporada, com 16 pontos conquistados em seus domínios. Piores que o Dourado estão apenas Juventude (12), Ceará, Fortaleza e Atlético-GO (todos com 15 pontos em casa).



 
Mesmo com os números negativos do rival, o zagueiro Ricardo Silva, do América, ressalta a importância de um triunfo fora de casa e a preparação da equipe para que isso ocorra. 
 
"Sabemos da importância do resultado positivo fora de casa. Nossa equipe tem trabalhado bastante, nos cobrado internamente a respeito de mais vitórias fora de casa. Estamos preparados para esse jogo, que é muito difícil. O Cuiabá é muito forte dentro da sua casa, mas nos preparamos muito bem para conquistar as vitórias fora de casa", afirmou o zagueiro, em entrevista coletiva. 
 
Outro aspecto favorável ao time mineiro é o retrospecto diante do Cuiabá. Nas sete vezes em que se enfrentaram na história, o Dourado venceu apenas uma, na segunda rodada da Série B de 2020. Ao todo, são dois empates e quatro vitórias do Coelho.



 

Desfalques e novidades nos times

 
O América terá três novidades e três desfalques em relação ao jogo passado. Fora por cláusula de contrato contra o Corinthians, o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o atacante Everaldo estão à disposição. Após cumprir suspensão, Lucas Kal também retorna.
 
Por outro lado, o técnico Vagner Mancini não terá o meia Emmanuel Martínez (trauma no pé direito), e os atacantes Wellington Paulista (trauma no antebraço direito) e Carlos Alberto (lesão muscular na coxa esquerda). 
 
O Cuiabá, por sua vez, terá o retorno do meia Pepê e do atacante André Luís, que cumpriram suspensão no empate em 2 a 2 com o Athletico-PR. O meia Valdívia, ex-Atlético, está recuperado de dores no abdômen e também retorna.



 
O zagueiro Paulão, ex-Cruzeiro, e o meia Camilo levaram o terceiro cartão amarelo e serão desfalques. Eles deverão ser substituídos por Alan Empereur e Marcão, respectivamente. O atacante Felipe Marques segue fora, tratando de uma lesão no joelho direito.
 

CUIABÁ X AMÉRICA

 
Cuiabá
João Carlos; Marllon, Joaquim e Alan Empereur; Daniel Guedes, Marcão, Pepê e Igor Cariús; Rodriguinho (Pirani), Valdivia e Deyverson
Técnico: António Oliveira
 
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Ricardo Silva, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Benítez (Alê); Everaldo, Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Gonzalo Mastriani)
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pantanal, em Cuiabá-MT
Data e horário: quarta-feira, 28 de setembro, às 21h
Transmissão: Premiere
 
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Alessandro Alvaro de Matos (FIFA/BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
VAR: Rodrigo Nunes da Silva (VAR-FIFA/RJ)