Salum e o restante da diretoria americana devem iniciar as conversas para algumas renovações de contrato nas próximas semanas (Foto: João Zebral / América)


Prestes a confirmar a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o América começa a planejar a temporada de 2023. Para isso, o clube se atenta aos 14 jogadores que têm vínculo apenas até o final deste ano. Veja, na galeria abaixo, quais são.





 
Dos atletas em fim de contrato, quatro são considerados titulares: o lateral-direito Raúl Cáceres e o trio de ataque, Everaldo, Felipe Azevedo e Henrique Almeida.

Outros três são muito utilizados pelo técnico Vagner Mancini: os laterais Patric e Danilo Avelar e o meia Benítez.
 
Ainda há aqueles que estão emprestados ao Coelho, casos de Luan Patrick, Danilo Avelar, Benítez, Ramírez e Everaldo. Com exceção desses cinco, os jogadores da lista podem assinar um pré-contrato com outro clube desde julho deste ano.
 
Antes de voltar às atenções ao grupo, o América trabalha para renovar com Mancini, que também tem vínculo até o fim desta temporada. O Superesportes apurou que é a intenção da diretoria é permanecer com o treinador, e as conversas deverão ser iniciadas nos próximos dias.



 

Contratos no América

 
A título de exemplo, o América perdeu jogadores importantes no ano passado por pré-contrato, casos dos zagueiros Eduardo Bauermann (foi para o Santos), Ricardo Siva (FC Seoul), Anderson (FC Vizela) e o atacante Ademir (Atlético). 

Dugout

 
Por outro lado, o clube tem mudado a política de contratos mais curtos. Nesta temporada, a maioria das contratações chegou com vínculo de pelo menos dois anos. 

Principais reforços em 2022, Martínez e Mastriani assinaram com o Coelho até dezembro de 2025. 



 
Segundo o departamento de matemática da UFMG, o América tem apenas 0.081% de rebaixamento. Em oitavo lugar com 39 pontos, o time está cada vez mais próximo de garantir matematicamente a permanência na Série A, o que facilitará o planejamento para 2023. O objetivo agora é conseguir, novamente, uma vaga na Copa Libertadores.
 
O próximo compromisso da equipe será contra o Cuiabá, na quarta-feira (28), às 21h, na Arena Pantanal, pela 28ª rodada do Brasileiro.