América está na oitava posição do Brasileiro e vem de seis jogos sem derrota (Foto: Mourão Panda/América)


Invicto no returno do Campeonato Brasileiro, o América vê a chance de rebaixamento cada vez menor. Segundo dados do departamento de matemática da UFMG, o Coelho tem apenas 0,69% de probabilidade de terminar entre os quatro piores da competição e disputar a Série B de 2023. 



Dugout

 
O América está na oitava posição, com 35 pontos, o que ainda não o colocaria em uma das vagas na Copa Libertadores, mas o deixa a uma distância de 10 pontos do primeiro time no Z4.
 
No entanto, a tendência é que o G6 se torne G8, visto a grande possibilidade de times que estão na parte de cima da tabela conquistarem a Copa do Brasil e a Copa Libertadores - casos de Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Fluminense e Corinthians. 
 
Com isso, o Coelho chega a 13,3% de possibilidade de garantir uma classificação ao principal torneio continental da América do Sul pelo segundo ano consecutivo. Caso isso não ocorra, ainda há uma enorme chance de ida à Copa Sul-Americana: 70,8% - maior porcentagem entre todas as equipes.  
 

América no Brasileiro

 
O América fez um primeiro turno abaixo das expectativas e terminou a 19ª rodada em 15º lugar, com 21 pontos. Apesar disso, a história no returno é diferente: são quatro vitórias e dois empates em seis jogos.



O Coelho bateu Avaí (3 a 1), Juventude (1 a 0), Santos (1 a 0) e Coritiba (2 a 0), além dos empates com Athletico-PR e Atlético (ambos por 1 a 1).
 
O América tem a terceira melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro. O Coelho está atrás apenas de Fortaleza (15 pontos) e Flamengo (14 pontos, mas com saldo melhor).
 
Agora, o time comandado pelo técnico Vagner Mancini volta a campo para enfrentar o Botafogo no domingo (10/9), às 11h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada da competição.