"Clássico é clássico". Assim Henrique Almeida definiu a partida entre América e Atlético, que será realizada no domingo, às 16h, no Independência, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28), o atacante do Coelho descartou que haja um favorito neste momento.
O Atlético é o 7° colocado, com 35 pontos - quatro a mais que o América, que ocupa a 9ª posição. Ainda assim, os momentos vividos pelas equipes são completamente diferentes.
Enquanto o Galo tem decepcionado seus torcedores com uma temporada abaixo das expectativas, o Coelho tem superado seus limites e, mais uma vez, briga por uma vaga na Copa Libertadores a partir da disputa do Brasileiro.
Henrique Almeida lembrou a vitória americana sobre o rival no primeiro turno da competição. Na ocasião, com gols de Iago Maidana, de pênalti, e Raúl Cáceres, o time alviverde quebrou o jejum de 6 anos e 21 jogos sem triunfos sobre o Atlético.
"Clássico é clássico. O primeiro (no turno) conseguimos vencer. Temos que entrar com a mesma motivação. Clássico é definido em detalhes. Temos que nos entregar e nos doar ao máximo, como temos feito nas partidas", afirmou.
Mesmo com o momento favorável, o camisa 19 descartou um possível favoritismo do América."Clássico para mim não tem favorito. É um jogo muito difícil, diferente dos outros por ser um clássico. Acho que entrar mais concentrado, errar menos, pode sair com a vitória. Mas será um jogo equilibrado".
Disputa por posição no América
Com um golaço de bicicleta, Henrique Almeida ajudou o América a buscar o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR na rodada passada, na Arena da Baixada, em Curitiba. No entanto, o atacante convive com forte concorrência no ataque do Coelho: Gonzalo Mastriani, Wellington Paulista e Aloísio 'Boi Bandido' são as outras opções do técnico Vagner Mancini.
Mastriani é dúvida para a partida com o Atlético, e Wellington Paulista não tem sido titular nos jogos do Brasileiro. Com isso, a tendência é que Henrique volte a ser o centroavante do América no clássico. O camisa 19 também comentou a disputa por posição e ressaltou a qualidade do grupo.
"A concorrência sempre é muito boa. Você tendo concorrência, consegue tirar o máximo de cada atleta. É um grupo muito bom, com grandes jogadores. Dá para ver isso no nosso elenco. Vamos conquistando espaço jogo a jogo, treino a treino. Estamos aqui para ajudar. O que o Mancini precisar estamos à disposição", afirmou.
Aos 31 anos, Henrique Almeida chegou com desconfiança ao América no início do ano, por ter ficado quase dois anos sem marcar (ficou lesionado entre fevereiro de 2020 e outubro de 2021). Desde que foi contratado, fez 5 gols em 33 jogos com a camisa do Coelho.