Henrique Almeida vibra com belo gol de bicicleta na Arena da Baixada (Foto: Mourão Panda/América)

Com um belo gol de bicicleta de Henrique Almeida, o América arrancou o empate por 1 a 1 diante do Athletico-PR, neste domingo (21), na Arena da Baixada, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coelho chega a cinco jogos de invencibilidade na Série A, mas perde uma posição na tabela. 



Dugout


O Athletico-PR abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com gol contra do zagueiro Éder. O América empatou aos 18 da etapa final. Henrique Almeida finalizou de bicicleta após boa trama ofensiva envolvendo Pedrinho, Juninho e Felipe Azevedo. 

Com o resultado, o Coelho fica na nona posição da tabela, com 31 pontos. O time de Vagner Mancini vinha de quatro vitórias seguidas na Série A: sobre Atlético-GO (1 a 0), Avaí (3 a 1), Juventude (1 a 0) e Santos (1 a 0). O Athletico-PR é o quarto colocado, com 38 pontos. 

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o América tem clássico estadual contra o Atlético. O jogo será no domingo que vem (28), às 16h, no Independência, com mando do Coelho. Um dia antes, o Athletico-PR visita o Ceará, às 21h, no Castelão. 





O jogo


O América optou por uma estratégia mais comedida no primeiro tempo, pouco agrediu o Athletico-PR e teve poucas oportunidades de contra-ataque. O Coelho ainda teve a infelicidade de perder dois jogadores por lesão ainda na etapa inicial: Alê e Matheusinho, aos 12 e 32 minutos, respectivamente. Entraram Emmanuel Martínez e Pedrinho. 

O Athletico-PR teve a primeira chance de gol em chute de Terans de fora da área, aos 13 minutos. Matheus Cavichioli saltou no canto esquerdo e mandou a escanteio. Aos 23', o goleiro americano fez duas boas intervenções seguidas em finalizações de Fernandinho e Pablo. No entanto, foi marcado impedimento na jogada. 

Mais efetivo em campo, o Furacão abriu o placar aos 25 minutos. Abner cruzou rasteiro da ponta direita, e o zagueiro americano Éder tentou afastar a bola, mas mandou para o próprio gol. Matheus Cavichioli ainda tentou espalmar, mas a bola já havia passado pela linha: gol contra. Pablo, no rebote, ainda completou para a rede na sequência do lance. 




Em desvantagem, o América se soltou mais no ataque, dominou as ações nos minutos finais da etapa e assustou em duas finalizações de Henrique Almeida. Na primeira,  o atacante aproveitou cruzamento de Juninho, mas cabeceou nas mãos de Bento; na outra, bateu forte da entrada da área e mandou sobre o gol, com perigo. 

O segundo tempo começou bastante equilibrado. O Furacão quase ampliou o placar em saída errada de Matheus Cavichioli da grande área. O goleiro tentou cortar com os pés, mas Terans ficou com a bola e arriscou de longe, mas para fora. Aos 18 minutos, o América chegou ao empate em um belo gol na Arena da Baixada. Pedrinho deixou de calcanhar para Juninho, que cruzou da esquerda. Felipe Azevedo desviou de cabeça na área, e Henrique Almeida completou de bicicleta, mandando no ângulo de Bento: 1 a 1. 

O Athletico-PR tentou o segundo gol em finalizações de Fernandinho e Vitor Roque. Matheus Cavichioli fez defesas seguras. Leo Cittadini e Rômulo também levaram perigo em conclusões que passaram perto do gol americano. Para conter o adversário, Vagner Mancini reforçou a defesa com a entrada do zagueiro Ricardo Silva na vaga do volante Lucas Kal. No ataque, Everaldo e Wellington Paulista substituíram Felipe Azevedo e Henrique Almeida. Vitor Roque ainda ameaçou nos acréscimos, mas não conseguiu mudar o resultado em Curitiba. 




Athletico-PR 1  x 1 América


Athletico-PR: Bento, Khelven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner Vinícius; Alex Santana (Erick), Fernandinho e David Terans (Leo Cittadini); Cannobio, Pablo (Vitor Roque) e Cuello (Vitinho). Técnico: Luiz Felipe Scolari 

América: Matheus Cavichioli; Patric, Éder, Iago Maidana e Marlon; Lucas Kal (Ricardo Silva), Juninho e Alê (Emmanuel Martínez); Matheusinho (Pedrinho), Felipe Azevedo (Everaldo) e Henrique Almeida (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini. 

Gols: Éder (contra), aos 25' do 1º T; Henrique Almeida, aos 18' do 2ºT

Motivo: jogo da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: domingo, 21 de agosto

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)