Jogadores durante duelo entre América e São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil (Foto: Mourão Panda / América)


Pela segunda vez em três anos, o América foi o clube mineiro que mais longe chegou na Copa do Brasil. Desta vez, o Coelho foi eliminado nas quartas de final após empatar em 2 a 2 com o São Paulo, nessa quinta-feira (19), no Independência, em Belo Horizonte. No agregado, os alviverdes perderam por 3 a 2.




 
Nesta edição do torneio, os outros dois grandes times da capital mineira foram eliminados nas oitavas de final. O Atlético caiu para o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, após um 3 a 2 adverso no placar agregado.

Já o Cruzeiro deixou a competição em casa, no Mineirão, em Belo Horizonte, com uma goleada de 5 a 1 na soma dos resultados. 

Em 2020, situação semelhante ocorreu. Naquele ano, o América não só foi o mineiro a chegar mais longe na Copa do Brasil, como também fez sua melhor campanha na história da competição. Comandado pelo técnico Lisca, o Coelho chegou às semifinais e foi derrotado pelo Palmeiras de Abel Ferreira por 3 a 1 no agregado.

Naquela temporada, Cruzeiro e Atlético foram eliminados para times de menor expressão ainda na terceira e segunda fase, respectivamente. A Raposa deixou o torneio após perder para o CRB, enquanto o Galo saiu para o Afogados, nos pênaltis.




Já em 2021, a melhor campanha mineira na Copa do Brasil foi a do Atlético, que se sagrou campeão ao bater o Athletico-PR por 6 a 1 na soma dos placares. América e Cruzeiro foram eliminados para Criciúma e Juazeirense, respectivamente, ainda na terceira fase.
 
Dugout