Gonzalo Mastrini é o sexto estrangeiro do América no elenco desta temporada (Foto: América/Divulgação)



O América anunciou, na tarde desta quarta-feira (10), a contratação do atacante uruguaio Gonzalo Mastriani, ex-Barcelona de Guayaquil, do Equador. O centroavante, de 29 anos, acertou vínculo definitivo junto ao Coelho até dezembro de 2025.




Mastriani desembarcou em Belo Horizonte na manhã dessa terça-feira (9) para realizar exames médicos no Lanna Drumond, centro de treinamento alviverde. Ainda no aeroporto de Guayaquil, antes mesmo de ser anunciado, o uruguaio já havia falado como novo atacante do América.

"Estou indo para uma grande equipe e uma grande liga. Tratar de desfrutar, porque é um grande passo na minha carreira. (...) A verdade é que estou muito feliz de jogar no Brasil, pelo América. Que seja o início de coisas lindas", disse o atleta.

Mastriani revelou que o Coelho adquiriu 60% de seus direitos econômicos. O atacante chega ao clube mineiro para disputar posição com os centroavantes Aloísio, Henrique Almeida e Wellington Paulista.



 
Dugout
 

No Equador

 
As duas melhores temporadas de Mastriani ocorreram em 2019 e 2020, pelo Guayaquil City: marcou 24 gols nas 54 vezes em que entrou em campo. Com destaque no país, foi contratado pelo Barcelona-EQU por 370 mil euros, de acordo com o site Transfermarkt.
 
Em sua primeira temporada, terminou com 9 gols em 40 jogos, entre o Campeonato Equatoriano e a Copa Libertadores. O camisa 9 foi o carrasco do Fluminense ao marcar o gol que eliminou o Tricolor das quartas de final da Libertadores no último minuto do jogo de volta.
 
Neste ano, ele tem 10 gols em 27 jogos - sendo 19 como titular -, em três torneios - Equatoriano, Copa Sul-Americana e Libertadores.
 
Dugout
 

Carreira


Mastriani iniciou a carreira no CA Cerro, time de pequeno porte do Uruguai. Com apenas 19 anos, marcou 12 gols em 30 partidas logo em sua primeira temporada. No ano seguinte, foram dois tentos em 10 partidas antes de ser contratado pelo Parma, da Itália.




No entanto, o atacante nunca chegou a vestir a camisa do novo clube. Passou por empréstimo no Cotrone-ITA, Gorica-ELO e Olhanense-POR entre 2013 e 2015. Ao todo, foram apenas sete gols em 44 partidas pelos três times. 
 
Em 2016, deixou o Parma e acertou a volta ao Uruguai, desta vez para defender o Rentistas. Marcou cinco vezes em 23 jogos e logo foi para o Tampico Madero, do México, por empréstimo. No país, ainda defendeu o Alebrijes, mas sem sucesso.
 
Mastriani retornou mais uma vez ao Uruguai em 2017, para atuar pelo Sud América. No ano seguinte, foi para o Boston River antes de desembarcar no Equador. Marcou 12 gols em 58 partidas pelos dois clubes. Posteriormente, atuou por Guayaquil City e Barcelona. Agora, chega ao América.
 
Dugout