O América levou a pior em duelo direto com o Flamengo para se afastar do Z4 do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (25), o Coelho foi derrotado por 3 a 0 pelo Rubro-Negro no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 14ª rodada.
Flamengo x América: fotos do jogo no Maracanã pelo Brasileiro
Os gols dos donos da casa foram marcados por Gabigol, aos 40' do primeiro tempo, Arrascaeta, aos 26', e Marinho, aos 45', ambos no segundo tempo. O time ainda desperdiçou um pênalti e outras duas boas chances com o próprio Gabi, o que não impediu a vitória.
A equipe mineira suportou bem os primeiros minutos, e, apesar do gol sofrido, fez um primeiro tempo parelho. No início da segunda etapa, o Rubro-Negro voltou com mais ímpeto e criou diversas oportunidades.
Os últimos minutos da partida foram de 'trocação', com ambos os times oferecendo perigo no ataque e espaços na defesa.
Os últimos minutos da partida foram de 'trocação', com ambos os times oferecendo perigo no ataque e espaços na defesa.
Com o resultado, o Coelho ampliou o jejum de 22 anos sem vencer o Flamengo e chegou a cinco jogos sem triunfos na Série A.
A equipe caiu para a 16ª colocação, com 15 pontos, e ainda pode entrar na zona de rebaixamento caso a partida entre Goiás e Cuiabá tenha um vencedor. O Rubro-Negro, por sua vez, chegou à oitava posição na tabela, com 18 pontos.
A equipe caiu para a 16ª colocação, com 15 pontos, e ainda pode entrar na zona de rebaixamento caso a partida entre Goiás e Cuiabá tenha um vencedor. O Rubro-Negro, por sua vez, chegou à oitava posição na tabela, com 18 pontos.
Agora, o América volta às atenções para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time receberá o Botafogo na quinta-feira, às 19h, no Independência. Pelo Brasileiro, o Coelho enfrentará o Goiás na próxima rodada, no domingo, às 18h, também no Horto.
Já o Flamengo visitará o Tolima na quarta-feira, às 21h30, no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué-COL, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O próximo compromisso pelo Brasileiro será contra o Santos, no sábado, às 19h, na Vila Belmiro.
Momentos distintos na primeira etapa
O América iniciou a partida com as linhas recuadas, tentando explorar os contra-ataques e as viradas de jogo da direita para a esquerda. Nos primeiros 10 minutos, nenhum dos times finalizou a gol.
As equipes erraram muitos passes, o que deixou o jogo truncado. A estratégia do Flamengo era clara: utilizar os laterais abertos e explorar os cruzamentos na grande área do Coelho.
A partir disso, o Rubro-Negro começou a pressionar e acertou o travessão aos 29', após chute de Gabi. O América resistiu bem aos ataques cariocas nos momentos seguintes, mas não conseguiu sair de trás e oferecer perigo ao adversário.
A resistência americana teve fim aos 40'. O goleiro Santos cobrou tiro de meta, Pedro girou bem em cima de Éder e cruzou rasteiro para Gabriel finalizar na saída de Cavichioli: 1 a 0 para os donos da casa.
O Coelho quase empatou no ataque seguinte ao gol sofrido. Marlon pegou rebote na entrada da área, cortou para a esquerda e finalizou cruzado com muito perigo.
Trocação no Maracanã
O Flamengo voltou com ímpeto no segundo tempo. Foram duas chances claras de Gabigol nos primeiros três minutos, mas em ambas o atacante rubro-negro parou em Cavichioli.
Aos 5', Juninho tentou desarmar Arrascaeta dentro da área do América, mas errou o tempo de bola e derrubou o ex-meia do Cruzeiro. Gabigol foi para a bola e desperdiçou o pênalti ao finalizar para fora, no lado esquerdo do goleiro.
Precisando de buscar o resultado, o Coelho avançou as linhas e começou a oferecer mais perigo ao rival. O jogo ficou movimentado, com o Flamengo tentando explorar os espaços deixados.
Pedrinho chegou a balançar a rede do Maracanã aos 17', mas o atacante alviverde estava impedido. A 'resposta' carioca ocorreu dois minutos depois, quando Pedro acertou a trave.
O Coelho ensaiou uma pressão, mas levou um balde de água fria aos 26'. Em contra-ataque, Pedro passou para Everton Ribeiro, que saiu de frente com Cavichioli. O meia foi 'solidário' e serviu Arrascaeta, que ampliou o placar: 2 a 0.
O América seguiu pressionando, e Pedrinho quase descontou aos 31'. Aloísio exigiu grande defesa de Santos aos 33', mas o Coelho não conseguiu diminuir o placar.
Aos 45', Marinho, que entrou no segundo tempo, recebeu na ponta direita, foi levando para o meio e finalizou cruzado no canto direito para deixar o dele: 3 a 0.
FLAMENGO 3 X 0 AMÉRICA
Flamengo
Santos; Rodinei, Gustavo Henrique, Léo Pereira, e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia e Andreas Pereira (Diego, aos 28' do 2ºT); Arrascaeta (Lazáro, aos 28' do 2ºT), Gabriel Barbosa (Everton Ribeiro, aos 22' do 2ºT) e Pedro (Marinho, aos 28' do 2ºT)
Técnico: Dorival Júnior
América
Matheus Cavichioli, Patric, Éder, Danilo Avelar e Marlon (Luan Patrick, aos 9' do 2ºT); Lucas Kal (Zé Ricardo, aos 27' do 2ºT) Juninho e Alê; Everaldo (Matheusinho, aos 27' do 2ºT), Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 9' do 2ºT) e Henrique Almeida (Aloísio, aos 9' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Gabriel Barbosa, aos 40' do 1ºT, Arrascaeta, aos 26', e Marinho, aos 45' do 2ºT (FLA)
Cartões amarelos: João Gomes (FLA); Danilo Avelar (AME)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 25 de junho de 2022 (sábado)
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022
Público: 42.932
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022
Público: 42.932
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)