América precisa vencer o Tolima para seguir com boas chances de classificação na Libertadores (Foto: Mourão Panda/América)


Para manter vivo o sonho da classificação na Copa Libertadores, o América recebe o Tolima, da Colômbia, às 19h desta quarta-feira (27), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida é válida pela 3ª rodada da fase de grupos do torneio continental.



 
 

O América é o lanterna do Grupo G da Libertadores, com um ponto em dois jogos. O Tolima tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no critério de gols marcados (2 a 1).

Para seguir alimentando o sonho de avançar às oitavas de final, o Coelho precisa vencer o time colombiano no Horto e "colar" nos líderes Independiente del Valle e Atlético, que têm 5 pontos.

Os comandados de Vagner Mancini também buscam dar uma resposta rápida após um duro golpe sofrido no domingo (24). Com muitos erros defensivos, o América perdeu para o Santos por 3 a 0 na Vila Belmiro, em partida válida pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.




O revés sofrido diante do Peixe foi o primeiro sob o comando de Mancini nesta segunda passagem do treinador. Antes, o Coelho havia empatado em 1 a 1 com o Atlético pela Libertadores, goleado o Juventude por 4 a 1 no Brasileirão e batido o CSA por 3 a 0 em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Momento do rival


Próximo adversário do América na Copa Libertadores, o Tolima venceu o Alianza Petrolera, pelo Campeonato Colombiano, antes do duelo no Independência. Os gols da vitória do Tolima no domingo, fora de casa, foram anotados por Caicedo, aos 40 minutos da segunda etapa, e Orozco, nos acréscimos. 

A equipe lidera o Apertura do Campeonato Colombiano, com 35 pontos, ao lado do Millonarios. O time de Ibagué tem 11 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas na competição. 

Na Libertadores, o Tolima está no terceiro lugar do Grupo D, com um ponto, mesma pontuação do América. Na estreia, os colombianos foram superados pelo Atlético, em casa, por 2 a 0. Na segunda rodada, empataram com o Independiente del Valle, no Equador, por 2 a 2.



Quem joga?


O zagueiro Iago Maidana se recuperou de dores no tornozelo esquerdo e ficará à disposição do técnico Vagner Mancini. O volante Lucas Kal, que desfalcou a equipe nos últimos jogos com dores no tornozelo direito, também pode retornar. Ele será reavaliado pelo departamento médico do clube nesta quarta-feira. Caso ambos não tenham condições de iniciar a partida, os titulares serão Germán Conti e Zé Ricardo. 
 
Outra novidade entre os relacionados poderá ser Aloísio 'Boi Bandido'. Contratado há quase um mês pelo clube, o atacante de 33 anos já reúne condições físicas e sua presença na partida depende apenas da avaliação da comissão técnica.
 
Dazn
 
 
O jogador, no entanto, não deve começar entre os titulares. Desta forma, o trio de ataque poderá ser o mesmo das últimas partidas, com Felipe Azevedo e Everaldo abertos nas pontas, e Paulinho Bóia como falso 9. 



 
O América tem dois desfalques certos. Seguem se recuperando de lesão o lateral-esquerdo Marlon, com estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito, e o atacante Wellington Paulista, com lesão muscular na panturrilha direita.

FICHA TÉCNICA


América

Jailson; Patric, Germán Conti (Iago Maidana), Éder e João Paulo; Zé Ricardo (Lucas Kal), Juninho e Alê; Everaldo, Felipe Azevedo e Paulinho Boia.
Técnico: Vagner Mancini

Deportes Tolima

Alexander Domínguez; Jonathan Marulanda, Julián Quiñones, Eduardo Caicedo e Junior Hernández; Juan David Ríos, Brayan Rovira e Raziel García; Anderson Plata, Jeison Lucumí e Michael Rangel.



Técnico: Hernán Torres

Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 27 de abril de 2022, às 19h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolás Taran e Carlos Barreiro (URU)
Transmissão: ESPN, STAR+ (serviço de streaming) e tempo real do Superesportes