Com autoridade, América bateu o Juventude por 4 a 1 pela Série A do Campeonato Brasileiro (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Venceu e convenceu! A expressão popular do futebol representa bem o desempenho do América na noite deste sábado (16), no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Com autoridade, o Coelho goleou o Juventude por 4 a 1, com gols de Iago Maidana (2x), Felipe Azevedo e Pedrinho, e conquistou a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro.



 
Dugout
 

A partida também foi marcada pelas intervenções decisivas do VAR. Ainda no primeiro tempo, o árbitro de vídeo teve papel fundamental para marcar o pênalti que fez com que o América abrisse o placar. Quando a partida já estava 2 a 0, houve mais ação: Paulinho Moccelin, que anteriormente havia sido advertido com cartão amarelo, foi expulso por entrada duríssima em Zé Ricardo.

O resultado fez com que o Coelho subisse, ainda que temporariamente, para a 4ª posição na tabela da Série A, com três pontos. Agora, o América muda a chave do Campeonato Brasileiro para a Copa do Brasil. Estreante no torneio, o Coelho enfrentará o CSA na terceira fase, às 19h da terça-feira (19), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.



Primeiro tempo "perfeito"


Logo nos primeiros minutos da partida, o Juventude ameaçou duas vezes - ainda que ambas tenham sido anuladas por impedimento. Ricardo Bueno obrigou bela defesa de Jailson em cabeçada e finalizou para fora em outra oportunidade.




A partida teve um início intenso, com muitas disputas pela posse de bola, mas maior protagonismo da equipe gaúcha no campo de ataque. Em cobrança de falta, Jailson voltou a fazer boa defesa após chute forte de Rafael Forster. A resposta foi imediata: em ótimo contra-ataque, Paulinho Boia foi acionado por Felipe Azevedo na esquerda. Ele driblou e finalizou cruzado, com perigo, para fora.

Aos 17 minutos, após checagem no VAR, o árbitro Ramon Abatti assinalou pênalti a favor do América em lance envolvendo o atacante Paulinho Boia. Com muita categoria, o zagueiro Iago Maidana converteu a cobrança: 1 a 0. Pouco depois, Everaldo perdeu chance clara de gol para ampliar, após belo passe de Paulinho Boia. Na cara do gol, o atacante finalizou para defesa de César. No escanteio originado pelo lance, Felipe Azevedo marcou o segundo do Coelho com bela cabeçada: 2 a 0.

Após o segundo gol, a estratégia do América se fez prevalecer. O Coelho roubava cada vez mais bolas no meio-campo e dificultava os avanços do Juventude, que se via abatido pelos dois golpes sofridos em sequência. Aos 38min, mais uma intervenção correta do VAR: Paulinho Moccelin recebeu cartão vermelho por entrada duríssima, com a sola do pé, na canela do volante Zé Ricardo.



 
Dugout
 

Controle da vantagem e mais um gol


Com um a menos, o Juventude voltou com postura distinta para o segundo tempo. Mais recuado, o time gaúcho priorizava a consistência defensiva e tinha como estratégia as saídas em contra-ataque. Diante deste contexto, o América se fazia mais presente no campo de ataque e chegou a ameaçar com Paulinho Boia e Patric no início em finalizações de média distância.

O jogo era totalmente controlado pelo Coelho. Confortável no placar e com vantagem numérica, o time de Vagner Mancini controlava a posse de bola e administrava a partida. Aos 19 minutos, mais um gol do América. Em belo cruzamento de Everaldo, Iago Maidana subiu no "terceiro andar" e cabeceou para o fundo das redes. O defensor, no entanto, se machucou no lance e deu lugar a Germán Conti. Raúl Cáceres também entrou, na vaga de Patric.

Aos 27min, Paulinho Boia deu lugar a Pedrinho e Everaldo saiu para a entrada de Índio Ramírez. O Coelho seguia com total tranquilidade na partida, administrando as ações e sem "sofrimentos" defensivos. Já na reta final, Alê deu lugar a Henrique Almeida.




Aos 38min, o único vacilo da defesa do América resultou em gol do Juventude: Rômulo subiu livre na área após belo cruzamento de Busanello e cabeceou bonito, para o fundo das redes de Jailson: 3 a 1. Pouco depois, Edinho criou chance de muito perigo com finalização de fora da área, que passou rente à trave do América.

 

Ainda houve tempo para que Pedrinho, com finalização primorosa de fora da área, sacramentasse a goleada: 4 a 1 para o América e os primeiros três pontos do Coelho no Brasileirão. 


AMÉRICA 4x1 JUVENTUDE


América
 
Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Éder, Iago Maidana (Conti) e João Paulo; Lucas Kal, Juninho e Alê (Henrique Almeida); Everaldo (Índio Ramírez), Felipe Azevedo e Paulinho Boia (Pedrinho).



Técnico: Vagner Mancini

Juventude
 
César; Rodrigo Soares (Rômulo), Paulo Miranda, Rafael Forster e Busanello; Yuri, Jadson e Chico Kim (Edinho); Capixaba (Guilherme Parede), Paulinho Moccelin e Ricardo Bueno (Pitta).
Técnico: Eduardo Baptista
 
Motivo: 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 16 de abril de 2022
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
 
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Éder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
 
Gols: Iago Maidana (2x), Felipe Azevedo e Pedrinho (América); Rômulo (Juventude)
Cartões amarelos: Patric, Éder, Índio Ramírez (América)
Cartão vermelho: Paulinho Moccelin (Juventude)