O Barcelona de Guayaquil segue soberano no Campeonato Equatoriano. O time venceu os quatro jogos que fez até aqui na edição de 2022. A última vítima do El Coloso foi o Independiente del Valle que perdeu por 2 a 0. Rival do América na Copa Libertadores, o time do técnico Jorge Célico vai embalado para o duelo continental.
O aproveitamento de 100% dá a liderança do Equatoriano ao Barcelona. O time soma 12 pontos, três a mais do que o vice-líder, a LDU, que soma nove. A diferença pode cair neste domingo (13), pois o Emelec, justamente o maior rival do El Coloso, tem sete pontos e ainda joga na rodada. O adversário fora de casa, no Estadio Gerardo León Pozo, será o lanterna Gualaceo SC que não pontuou ainda na competição.
Já o América do técnico Marquinhos Santos segue o caminho oposto no Campeonato Mineiro. O Coelho entrou em campo com um time reserva e perdeu para o Uberlândia (2 a 1), neste sábado (12), em jogo válido pela 10ª rodada do Mineiro.
O resultado culminou na eliminação no Estadual com uma rodada de antecedência. Com apenas 14 pontos em 10 partidas, a equipe americana não alcança mais a Caldense, que soma 18 e já se garantiu na semifinal.
Agora, o foco de todos no América está na partida contra o Barcelona-EQU nesta terça-feira (13), às 21h30, no Estádio Monumental de Barcelona. O duelo é o de volta da terceira fase da Libertadores. Depois do empate por 0 a 0 no Independência, em Belo Horizonte, o time que vencer disputa a fase de grupos. O empate leva a decisão para os pênaltis.