Titulares do América devem ganhar descanso para jogo contra o Barcelona na Copa Libertadores (Foto: Mourão Panda/América)


Focado na Copa Libertadores, na qual tem o Barcelona do Equador como adversário na terceira fase, o América deve escalar os reservas contra o Uberlândia, às 19h de sábado, no Parque do Sabiá, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. A missão de quem entrar em campo é garantir os três pontos para manter as chances de classificação às semifinais.




A probabilidade é pequena - 10,9%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. O Coelho é o quinto, com 14 pontos, quatro a menos que a quarta, Caldense, e a cinco de Athletic e Cruzeiro, segundo e terceiro, ambos com 19. O líder, Atlético, soma 22 e é, até o momento, o único garantido na próxima fase.

Um fator que pode beneficiar o América - desde que a equipe vença o Uberlândia - é o confronto entre Athletic e Caldense, às 11h de domingo, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas.

O cenário ideal seria a vitória do time de São João del-Rei, uma vez que a Veterana pegará o Atlético na 11ª rodada, às 16h30 de sábado (19), no Mineirão, em Belo Horizonte.




Se a Caldense sair ganhadora, a situação fica um pouco mais complicada para o Coelho, uma vez que o Athletic fará o último duelo em casa, na Arena Unimed, contra o atual sexto colocado, Villa Nova (12).

O alviverde ainda pode alcançar o Cruzeiro, mas dependeria de tropeços do rival diante de Pouso Alegre - domingo, 13/3, às 17h30, no Mineirão - e Patrocinense, domingo, 19/3, às 16h30, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Assim, é grande o risco de o clube repetir a edição de 2015, na qual terminou em quinto na primeira fase, com 20 pontos, em desvantagem no número de vitórias para o quarto, Tombense.



Em 2016, o América se sagrou campeão estadual ao bater o Atlético na final. De 2017 a 2020, caiu nas semifinais: duas vezes para o Cruzeiro e outras duas contra o alvinegro. Em 2021, ficou com o vice ao empatar por 0 a 0 nos jogos de ida e volta diante do Galo.

Dazn

O Coelho na Libertadores 


Na Copa Libertadores, o alviverde empatou por 0 a 0 com o Barcelona, no Independência, pelo duelo de ida da terceira fase. A partida de volta está marcada para terça-feira, 15 de março, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.

Só a vitória interessa ao América para a ida à fase de grupos, cujo sorteio será realizado pela Conmebol em 25 de março. Empate leva a disputa para os pênaltis. Se perder, o Coelho se despede da Libertadores e entra em uma chave da Copa Sul-Americana.





Chance de classificação no Mineiro (por time)

Atlético - 100%
Cruzeiro - 98,8%
Athletic - 97,4%
Caldense - 92,9%
América - 10,9% 

Por pontuação

21 pontos - 100%
20 pontos - 92,6%
19 pontos - 87,2%
18 pontos - 49,4%
17 pontos - 27,3%

Últimos jogos de cada clube na briga pelas semifinais

Atlético, 22 pontos, já classificado - Democrata (fora) e Caldense (casa)

Athletic, 19 pontos - Caldense (fora) e Villa Nova (casa)

Cruzeiro, 19 pontos - Pouso Alegre (casa) e Patrocinense (fora)

Caldense, 18 pontos - Athletic (casa) e Atlético (fora)

América, 14 pontos - Uberlândia (fora) e Tombense (casa)