Ao todo, 31 clubes brasileiros, de cinco regiões diferentes, já se classificaram à Libertadores; América será o 29º a estrear na competição (Foto: Montagem com fotos de reprodução/Conmebol, Daniel Garcia/AFP e Mourão Panda/América)


 
O América será o 29º clube brasileiro a estrear na Copa Libertadores. A primeira partida internacional oficial do Coelho será disputada contra o Guaraní, do Paraguai, na próxima quarta-feira (23/02), às 19h15, no Independência. 




Além do Alviverde, que ficou na 8ª posição do Brasileirão 2021, e iniciará na segunda fase, outros dois clubes brasileiros vão estrear na Libertadores este ano. Fortaleza (4º) e Bragantino (6º) entrarão diretamente na fase de grupos do torneio, que começará em abril. 
 
 
 
Confira o levantamento feito pelo Superesportes com todas as estreias de equipes brasileiras na competição mais importante do futebol sul-americano:

1º: Bahia 


Campeão brasileiro de 1959, o Bahia foi o primeiro clube do país a conquistar uma vaga na Copa Libertadores. Ele fez sua estreia naquela que foi a primeira edição do torneio no dia 20 de março de 1960, em duelo contra o San Lorenzo, da Argentina. A partida, que era válida pelo fase de grupos, foi realizada no estádio El Palacio, em Buenos Aires, e terminou com vitória dos mandantes por 3 a 0.

2º: Palmeiras 


Vencedor do Brasileirão de 1960, o Palmeiras fez sua estreia continental em 4 de maio de 1961, contra o Independiente, da Argentina. Válido pelas quartas de final da competição, o jogo foi disputado no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Região Metropolitana de Buenos Aires, e terminou com vitória palestrina por 2 a 0. 




3º: Santos


O Santos disputou sua primeira partida na Libertadores no dia 18 de fevereiro de 1962, contra o Deportivo Municipal, no estádio Hernandes Siles Suaso, em La Paz, na Bolívia. A equipe santista, que havia acabado de ser campeã brasileira, venceu o jogo contra os campeões bolivianos por 4 a 3. O duelo foi válido pela fase de grupos.

4º: Botafogo


Vice-campeão brasileiro em 1962, o Botafogo herdou uma das duas vagas do Santos, que era o atual campeão brasileiro e continental, na Libertadores de 1963. O time de General Severiano fez sua estreia na competição no dia 30 de junho daquele ano, contra o Alianza Lima, do Peru. Válida pela fase de grupos, a partida foi disputada no Estádio Nacional do Peru, em Lima, e terminou com vitória dos cariocas por 1 a 0.

5º: Cruzeiro 


Campeão brasileiro em 1966, o Cruzeiro estreou na Libertadores em 19 de fevereiro de 1967, contra o Deportivo Galicia, da Venezuela, em duelo válido pela fase de grupos. O jogo terminou em 1 a 0 para o time celeste e foi disputado no estádio Olimpico de la UCV, em Caracas. 




6º: Náutico


O Náutico conquistou sua primeira vaga na Libertadores após ser vice-campeão brasileiro (Taça Brasil) em 1967. A sua estreia no torneio ocorreu no dia 21 de janeiro de 1968, contra o Palmeiras, time que o havia derrotado semanas antes na final nacional. A partida foi disputada na Ilha do Retiro, em Recife, e terminou com vitória dos visitantes por 3 a 1. 

7º: Fluminense


Campeão brasileiro de 1970, o Fluminense fez sua primeira partida na Libertadores no dia 29 de janeiro de 1971, contra o vice Palmeiras, no Pacaembu, em São Paulo. O Tricolor das Laranjeiras venceu o jogo da fase de grupos por 2 a 0.

8º: Atlético e São Paulo


Atlético e São Paulo estrearam na Libertadores no dia 30 de janeiro de 1972, em empate por 2 a 2 no Mineirão. O duelo que colocou campeão e vice do Brasileiro de 1971 novamente frente a frente foi válido pela fase de grupos. 




10º: Vasco da Gama


O Vasco estreou na Libertadores no dia 23 de fevereiro de 1975, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela fase de grupos. Esse duelo foi uma reedição da final do Brasileirão do ano anterior, vencida pelos cariocas. Contudo, quem saiu vitorioso dessa vez foi o time celeste, que ganhou a partida continental por 3 a 2.

11º: Internacional


A estreia do Internacional na Libertadores ocorreu no dia 7 de março de 1976, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela fase de grupos. Considerado por muitos como o maior jogo da história do estádio, a reedição da final do Brasileiro de 1975, vencida pelo Colorado, terminou com vitória celeste por 5 a 4.

12º: Corinthians


Vice-campeão brasileiro em 1976, o Corinthians fez sua estreia na Libertadores diante do Internacional, no Morumbi, em São Paulo, no dia 3 de abril de 1977. Válida pela fase de grupos, a partida terminou empatada em 1 a 1.




13º: Guarani-SP


Campeão brasileiro de 1978, o Guarani-SP fez seu primeiro jogo na Libertadores no dia 28 de fevereiro de 1979, contra o Alianza Lima, no estádio Alejandro Villanueva (Matute), em Lima, no Peru. A partida da fase de grupos terminou com vitória do Bugre por 3 a 0.

14º: Flamengo


Vencedor do Brasileirão de 1980, o Flamengo estreou na Libertadores no dia 3 de julho de 1981, contra o Atlético, time que havia derrotado na final nacional meses antes. O jogo da fase de grupos foi disputado no Mineirão e terminou empatado em 2 a 2. 

15º Grêmio


A primeira partida do Grêmio na Libertadores foi disputada no dia 13 de agosto de 1982, contra o São Paulo, no Morumbi, em São Paulo. O jogo, que era válido pela fase de grupos, foi uma reedição final do Brasileiro de 1981, vencida pelo Imortal, e terminou empatado em 2 a 2.




16º: Coritiba


Vencedor da Série A de 1985, o Coritiba estreou na Libertadores no dia 25 de abril de 1986, em duelo contra o Barcelona, no estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, no Equador. A partida da fase de grupos terminou empatada em 1 a 1.

17º: Bangu


Outro time que estreou na edição de 1986 do torneio foi o Bangu, vice-campeão brasileiro em 1985. A equipe carioca fez sua primeira partida na Libertadores no dia 1º de maio daquele ano, contra o Barcelona, no estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, no Equador. Os cariocas perderam o duelo da fase de grupos por 1 a 0.

18º: Sport 


O Sport estreou na Libertadores no dia 2 de julho de 1988, contra o Guarani, na Ilha do Retiro, em Recife. Os pernambucanos, que haviam ganhado o Brasileirão de 1987, perderam para o vice por 1 a 0, em jogo válido pela fase de grupos. 




19º: Criciúma


Campeão da Copa do Brasil de 1991, o Criciúma fez sua estreia na Libertadores no dia 6 de março de 1992, com vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, no estádio Heriberto Hülse, na cidade de Criciúma. O duelo foi válido pela fase de grupos.  

20º: Juventude e Athletico-PR


A estreia do Juventude na Libertadores ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2000, com vitória alviverde por 1 a 0 sobre o El Nacional, do Equador, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O clube gaúcho se classificou à Libertadores após vencer a Copa do Brasil no ano anterior. 

Quem também fez seu primeiro jogo no torneio continental naquele mesmo dia foi o Athletico-PR, que havia se classificado após ganhar a Seletiva para a Libertadores, uma competição organizada pela CBF apenas no ano de 1999. O Furacão estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Alianza Lima, no estádio Alejandro Villanueva (Matute), em Lima, no Peru. As duas partidas foram válidas pela fase de grupos. 

22º: São Caetano


Vice-campeão brasileiro em 2000, o São Caetano disputou sua primeira partida na Libertadores no dia 6 de março de 2001, contra o Cruz Azul, do México. Realizado no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o jogo pela fase de grupos terminou empatado em 1 a 1.




23º: Paysandu


A primeira partida do Paysandu na Libertadores ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2003, pela fase de grupos. Na ocasião, o Papão, que havia conquistado o troféu da Copa dos Campeões no ano anterior, derrotou o Sporting Cristal por 2 a 0, no Estádio Nacional do Peru, em Lima. 

24º: Santo André


Após conquistar o título da Copa do Brasil, em 2004, o Santo André fez sua estreia na Libertadores no dia 2 de março de 2005, contra o Deportivo Táchira, da Venezuela. Disputado no estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, o jogo pela fase de grupos terminou com vitória do time da casa por 1 a 0.

25º: Goiás


Terceiro colocado do Brasileirão de 2005, o Goiás disputou seu primeiro jogo pela Libertadores em 27 de janeiro de 2006, contra o Deportivo Cuenca, do Equador. As equipes empataram por 1 a 1, em duelo da primeira fase realizado no estádio Alejandro Serrano Aguilar, em Cuenca. 




26º: Paulista


Campeão da Copa do Brasil de 2005, o Paulista de Jundiaí fez sua estreia na Libertadores no dia 15 de fevereiro de 2006, jogando contra o El Nacional, do Equador, pela fase de grupos. A partida foi disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, e terminou empatada em 1 a 1.

27º: Paraná


O Paraná conquistou uma vaga para a Libertadores após terminar o Brasileirão de 2006 na quinta colocação. A estreia continental do Tricolor da Vila ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2007, com vitória por 2 a 0 sobre o Cobreloa, do Chile. Válida pela primeira fase do torneio, a partida foi disputada no Estádio Municipal, em Calama. 

28º: Chapecoense


Campeã da Copa Sul-Americana de 2016, a Chapecoense estreou na Libertadores no dia 7 de março de 2017, contra o Zulia, da Venezuela, pela fase de grupos. A partida foi disputada no estádio El Pachencho, em Maracaibo, e terminou com vitória catarinense por 2 a 1.